No último domingo, 30, a Paróquia São João Bosco, em São João del-Rei esteve em festa, encerrando as comemorações dos 200 anos de nascimento do “Pai e Mestre da Juventude”. Para a celebração, uma vasta programação reuniu centenas de pessoas no santuário salesiano.
A movimentação comemorativa iniciou no início do mês e buscou apresentar Dom Bosco de uma forma diferente para os paroquianos, para que pudessem conhecer melhor sua espiritualidade, a Congregação e toda a Família Salesiana.
A grande festa do Bicentenário iniciou com a Vigília Jovem na sexta-feira, 28, acolhendo os participantes do Curso de Formação de Lideranças Jovens Salesianas (em sua segunda etapa) e dando início à comemoração a nível provincial.
No sábado, 29, após um dia de curso, os jovens e a comunidade paroquial se reuniram para celebrar a Santa Missa e em seguida participar do Show do Bicentenário, que aconteceu no ginásio poliesportivo do Instituto Auxiliadora. Muita música, coreografia e dança alegraram esse momento que contou com a participação da Banda Salesiana Meninos e Meninas de Dom Bosco que levou os jovens a dançar e festejar com alegria.
Já domingo, 30, a festa começou cedo. As ruas se coloriram com a alegria e descontração da juventude que participou da Marcha do Bicentenário. Centenas de pessoas estiveram presentes trazendo a imagem de São João Bosco entre “vivas”, cantos e muita alegria. No Santuário, outras centenas já esperavam a chegada que foi imensamente festejada com fogos e música. Após a chegada da caminhada, Dom Célio de Oliveira Goulart, bispo de São João del-Rei, presidiu a Celebração Eucarística. Em sua homilia, o bispo destacou a importância de São João Bosco e sua obra hoje, continuada por seus filhos salesianos.
E a festa não terminou por aí. Por volta das 10h uma procissão motorizada percorreu as ruas da cidade fazendo com que todos pudessem ouvir e saber o motivo de tanta alegria e otimismo: “mais acima brilha o sol”, nos diz Dom Bosco, para que acreditemos na força do bem e no amor de Deus.
“Muitas pessoas acompanharam este momento, onde puderam manifestar o seu apreço a São João Bosco, cantando, rezando… foi lindo”, destacou Padre Roberto Modesto, vigário paroquial.
Colaboração: Samuel Daldegan / Pascom Dom Bosco