“Dai-nos olhos para ver as necessidades e sofrimento do nosso povo”.
Caros eleitos para o legislativo e executivo nas últimas eleições de 2016. Creio que este encontro se reveste de uma importância especial para os senhores (prefeitos, vice prefeitos e vereadores) e para todos os cidadãos de nossos municípios aqui representados pelos senhores que foram eleitos no último pleito eleitoral.
Aproveito a ocasião para pedir ao Espírito Santo que oriente todas as discussões e reflexões que aqui serão feitas e que Ele mesmo inspire a cada um dos senhores no exercício do poder legislativo e executivo em nossos Municípios. Lembro aos senhores que confiança se responde com fidelidade. O povo confiou nos senhores, não foi por acaso que foram eleitos na última disputa eleitoral. Portanto, a confiança depositada nos senhores deve ser correspondida com fidelidade ao que foi prometido e com programado durante o processo eleitoral.
Caros amigos, não traiam a confiança do nosso povo, especialmente daqueles que esperam dos senhores soluções para os seus problemas e angústias cotidianas. Faço-lhes um pedido especial: dêem uma atenção especial aos mais pobres e aos mais necessitados. Governar é a arte de buscar os meios necessários para fazer cumprir os direitos básicos para todo o ser humano: direito à alimentação, a saúde, à educação, ao lazer, ao emprego, etc. Portanto, façam valer os direitos daqueles que os elegeram e estarão cumprindo com honradez a missão tão nobre que lhes foi confiada.
Infelizmente, estamos num período de profunda crise econômica, mas também vivemos uma crise política. Os que nos representam em nível nacional perderam a credibilidade diante do povo por causa da prática da corrupção generalizada. Os senhores podem mudar este descrédito dos políticos, fazendo valer o princípio da política como busca do bem comum e não dos interesses pessoais. Aproveitem esta chance que Deus lhes concede de fazer o bem e mudar este cenário tão pessimista no que concerne ao papel do político no cenário brasileiro.
O compromisso com o bem comum vai se traduzindo no esforço constante de promover a pessoa. Todavia, isso se tornará realidade somente quando, dentro de nós mesmos, o individualismo ceder lugar ao amor sincero pelo próximo.
Os Prefeitos e às Câmaras de Vereadores, quando se sentem solidários com os anseios do povo e sabem assegurar a participação das comunidades, são capazes de melhorar muito a saúde, a moradia, o trabalho, a educação a fim de que haja condições digna de vida para todos.
Quero ainda aproveitar a ocasião para pedir ao bom Deus que lhes cubra com suas bênçãos e lhes dê a graça de fazer o bem através do exercício da vida política. Que Deus lhes oriente nesta missão.
Dom José Eudes Campos do Nascimento
Bispo Diocesano de Leopoldina