O bispo de Leopoldina recebeu com alegria a notícia de que o Papa Francisco acolheu o seu pedido de conceder o título honorífico de monsenhor aos padres Antônio Luiz da Silva e José Carlos Ferreira Leite.
Dom Edson Oriolo demonstrou gratidão ao Papa Francisco e também ao Núncio Apostólico do Brasil, Dom Giambattista Diquattro, intermediário do pedido junto à Santa Sé. O bispo de Leopoldina destacou a bonita trajetória dos sacerdotes, contribuindo com os trabalhos de evangelização na região e apascentando o seu rebanho por onde exerceram o seu ministério.
“Ambos têm um bonito amor pela Igreja e ao Santo Padre, além de um carinho especial para com a Diocese de Leopoldina, demonstrando um espírito de unidade e caridade pastoral. É com muita alegria que o presbitério de nossa diocese agora conta com mais dois Capelões de Sua Santidade”, enfatizou.
Monsenhor é um título eclesiástico honorífico que marca o reconhecimento dos serviços de um sacerdote prestados à Igreja, bem como sua dedicação à palavra de Deus. É solicitado pelo bispo diocesano, por intermédio da Nunciatura Apostólica, sendo considerada uma das maiores horarias concedidas pelo Papa. Os monsenhores, no entanto, não têm autoridade canônica maior do que outro sacerdote, se distinguindo pelo título.
Dom Edson Oriolo esteve reunido com os padres Antônio Luiz da Silva e José Carlos Ferreira Leite na manhã desta quinta-feira, 12 janeiro de 2023, na residência episcopal, em Leopoldina (MG), para comunicar-lhes oficialmente sobre a chegada do documento pontifício expedido pela Secretaria de Estado da Santa Sé, concedendo o título honorífico de ‘monsenhor’ aos referidos sacerdotes.
O momento foi marcado por muita emoção. Na ocasião, o bispo aproveitou para cumprimentar os sacerdotes, além de agendar uma Solene Celebração Eucarística com o rito de entrega do título honorífico de monsenhor, cuja data será divulgada em breve.
Um breve histórico sobre o Mons. Antônio Luiz da Silva
O padre Antônio Luiz da Silva tem 65 anos de idade, sendo o atual pároco da Paróquia Santo Antônio, localizada no município de Santo Antônio do Aventureiro (MG). Foi ordenado sacerdote no dia 14 de dezembro de 1996, pela imposição de mãos de Dom Ricardo Pedro Chaves, na Paróquia Sant’ana, em Guidoval (MG), sua terra natal. Exerceu o seu ministério em diversas paróquias da Diocese de Leopoldina.
Um breve histórico sobre o Mons. José Carlos Ferreira Leite
Já o padre José Carlos Ferreira Leite tem 66 anos de idade e está prestes a completar 40 anos de ministério sacerdotal. É o atual pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Dona Euzébia (MG). Foi ordenado sacerdote no dia 25 de novembro de 1983, pela imposição das mãos de dom Gerardo Ferreira Reis, em Ubá (MG), sua terra natal. Exerceu o seu ministério em várias paróquias da Diocese de Leopoldina, além de trabalhar em diversas frentes de trabalho nesta Igreja particular. Também foi assessor da CNBB – Regional Leste 2, estando a frente da Pastoral da Criança e Liturgia