No ano de 2006, nossa Diocese estabelecera um contrato com Congregação da Paixão de Jesus Cristo – os Padres Passionistas – que, nessa data assumiram o paroquiato da Comunidade de Santa Cruz, em Muriaé.
Neste momento, porém, o colendo Conselho Provincial desta Congregação, por seu Superior Provincial – Revmo. Padre Giovanni Cipriani, após apresentar razões administrativas de ordem interna, certamente de todo louváveis, nos envia, por ofício, a decisão de nos entregar esta Paróquia de Santa Cruz. Nesta mesma comunicação, S. Reverendíssima. externa o bom e frutuoso trabalho dos Padres Passionistas nessa Comunidade, ao tempo em que agradece a fraterna acolhida que seus Padres receberam do Sr. Bispo Diocesano, tanto como de seus paroquianos, do Clero de Leopoldina e dos demais Religiosos que se encontram prestando serviço na Diocese.
Submetemos, como convinha, o citado ofício ao alvitre de nossa Conselho Diocesano que, feitas todas as ponderações e análises, acolheu, sem óbice, a decisão da Congregação Passionista.
Após estas tratativas, vimos, de público, apresentar a esta respeitável e muito estimada Congregação Passionista o nosso reconhecimento e profunda gratidão pela valiosa contribuição em serviços prestados a esta nossa Diocese. Certamente, o Senhor Jesus, Mestre e Pastor, a abençoará e a fará mais fecunda ainda no atendimento e santificação de nossos irmãos, em novas paragens.
Leopoldina, 5 de abril de 2017
Dom José Eudes Campos do Nascimento
Bispo Diocesano de Leopoldina