A Paróquia São Benedito de Leopoldina celebrou na noite desta quarta-feira, 05 de outubro de 2022, a festa litúrgica de seu padroeiro, com Solene Celebração Eucarística presidida por dom Edson Oriolo, bispo diocesano, e concelebrada pelo Pe. Wanderson Paulo (pároco); Pe. Wallace Teixeira (catedral); Pe. Adilson Nery (Rosário) e pelo sacerdote visitante, o Pe. Jair Benedito, religioso da Ordem dos Clérigos Regulares Teatinos.
Também participaram da eucaristia os seminaristas do Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida; autoridades como o senhor prefeito municipal de Leopoldina, Pedro Augusto Junqueira Ferraz; o vereador Bernardo Guedes e uma parcela do povo de Deus presente em Leopoldina (MG).
Em homilia, dom Edson comentou que somos chamados a fazer memória a São Benedito, modelo de santidade que a Igreja colocou no altar. Citou a carta de São Paulo à comunidade Tessalônica para refletir que não fomos criados para sermos imperfeitos, mas santos como o Nosso Pai. Lembrou de uma visita do Papa João Paulo II ao Brasil, quando o pontífice declarou que o Brasil precisa de santos.
“Nossa diocese, paróquias, comunidades, pastorais e movimentos precisam de santos. A santidade passa por uma verdadeira comunhão e intimidade com o próprio Cristo, vivenciando e agindo em conformidade com os seus ensinamentos”, comentou o bispo, acrescentando que existem exercícios que nos levam a santidade, como participar da eucaristia, refletir sobre a Palavra de Deus, entre outros, como o de colocar os nossos dons em prol das comunidades.
“Pequenos gestos nos levam a santidade, assim como São Benedito, uma pessoa humilde, que tinha um carinho muito grande para com as pessoas e a eucaristia. Foi em pequenos gestos que ele vivenciou o próprio Cristo e ele vai nos ajudar a sermos santos como o Nosso Pai do Céu”, concluiu.
Após a Santa Missa, foi realizada uma festa social em frente à Igreja Matriz, com apresentação dos jovens dançarinos do grupo Pérola Negra, projeto social da Escola Estadual Judith Lintz Guedes Machado, localizada no bairro Bela Vista, território paroquial de São Benedito de Leopoldina. Os participantes vivenciaram um momento de confraternização, com música ao vivo e barraquinhas de quermesse.