Diversas paróquias da Diocese de Leopoldina organizaram as suas atividades para comemorar, em 12 de outubro, o Dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil.
Celebração de Santa Missa, almoço festivo e procissão fizeram parte das programações em algumas das 63 paróquias da Diocese de Leopoldina, localizadas em 34 municípios da região.
Em Muriaé, na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, é realizada a tradicional comemoração do Dia da Padroeira do Brasil. A solenidade teve início na madrugada, com abertura da cafeteria, seguida de celebrações durante todo o dia e uma procissão na parte da tarde.
Às 11h00min aconteceu a Santa Missa celebrada pelo Pe. Volnei Ferreira Noro, administrador diocesano. Um dos momentos emocionantes foi a entrada da imagem na Igreja – quando era levada até o altar, um tecido azul foi passado sobre os fiéis.
Além disso, homens vestidos de pescadores, segurando uma rede e a bandeira do Brasil, lembraram a história de João Alves, Domingos Garcia e Felipe Pedroso, que encontraram a imagem de Nossa Senhora da Conceição, no Rio Paraíba do Sul (1917), na antiga Vila de Guaratinguetá, em São Paulo.
Este rio também corta o município mineiro de Além Paraíba, uma das foranias da Diocese de Leopoldina. Lá foi realizada a 1ª Barqueata para comemorar o Dia da Padroeira.
A programação teve inicio no dia 11 de outubro, quando a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi levada até a Igreja Sant’Ana, localizada no Distrito de Jamapará, município de Sapucaia, Rio de Janeiro. No dia seguinte, após a recitação do terço, os fiéis percorreram o leito do Rio Paraíba, desembarcando na Ilha do Lazareto, em Além Paraíba.
A população, de cima da ponte, divisa interestadual de Minas Gerais e Rio de Janeiro, assistiu a passagem dos barcos, aplaudindo e gritando “Viva Nossa Senhora Aparecida”.
Em seguida, a Imagem foi levada pela viatura do Corpo de Bombeiros até a Matriz São José, onde o Pároco Valdemar Tadeu celebrou a missa solene. Posteriormente aconteceu uma carreata até a Ilha do Lazareto, onde houve o encerramento da programação com a tradicional Festa das Crianças, que é realizada há mais de trinta anos.
O evento foi organizado pela Paróquia de São José, tendo como parceiros a Igreja Sant’Ana, Os Amigos do Rio Paraíba, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar e as prefeituras municipais de Além Paraíba/MG e Sapucaia/RJ.