Algumas paróquias da Diocese de Leopoldina estão promovendo campanhas para arrecadar donativos para as vítimas de enchentes na região. Segundo a Defesa Civil, no Distrito de Ribeiro Junqueira, em Leopoldina (MG), mais de 30 famílias estão desalojadas, após as fortes chuvas deste sábado, 12 de fevereiro. Não houve vítimas e diversas frentes de trabalhos estão sendo organizadas para amenizar os transtornos.
Sensibilizado, o cura da Catedral de São Sebastião, padre Wallace Andrade Teixeira, cancelou o evento ‘Almoço de São Sebastião’, cujos alimentos foram arrecadados durante a festa do padroeiro, direcionando-os para as vítimas em Ribeiro Junqueira.
O padre Wanderson Paulo Pereira, pároco de São Benedito de Leopoldina, responsável pela Igreja Santo Antônio de Ribeiro Junqueira, abriu as portas do templo, localizado na região afetada, para que as lideranças comunitárias trabalharem para acolher as demandas locais. Assim como diversas paróquias na cidade, a Igreja Matriz de São Benedito (Bairro Bela Vista) também está promovendo campanha de arrecadações.
Cataguases (MG) também registrou alagamentos, principalmente no ribeirão da Meia Pataca, que inundou várias ruas e centenas de residências na madrugada de sábado e na manhã de domingo (13), deixando cerca de 75 desalojados. Em Joaquim Vieira, zona rural próxima ao distrito de Sereno, o temporal da noite de sábado (12), fez uma vítima fatal – uma mulher de 52 anos de idade.
Dom Edson Oriolo, bispo de Leopoldina, registrou solidariedade a todos os que estão sofrendo, convidando as forças vivas da Diocese de Leopoldina a rezarem pelas vítimas, além de apoiar as famílias neste momento difícil.
As paróquias dos municípios de Leopoldina e Cataguases, regiões mais afetadas pelas chuvas, estão organizando campanhas para uma ação solidária, principalmente para arrecadar água, alimentos, cobertores, travesseiros, fronhas, colchonetes, máscaras, álcool gel, cloro, água sanitária e desinfetante. É importante entrar em contato com as secretarias paroquiais para consultar as demandas mais urgentes de cada região. (Confira a lista de contatos abaixo)
Assessoria de imprensa da Diocese de Leopoldina, com foto ilustrativa do site marcelolopes.jor.br
Cataguases
- Santuário Santa Rita de Cássia – Praça Santa Rita, 92 -Centro – (32) 3421-2436
- Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Rua Tenente Luiz Ribeiro, 241 – Vila Domingos Lopes – (32) 3421-2359
- Paróquia São Cristovão e Imaculada Conceição de Cataguases – Av. Manoel Inácio Peixoto, 2390 – Distrito Industrial – (32) 3422-5311
- Paróquia São José Operário de Cataguases – Rua Luís Pinto da Silva, 15 – Vila Minalda – (32) 3421-3710
Leopoldina
- Catedral de São Sebastião de Leopoldina – Praça Dom Helvécio, 25 – Catedral – (32) 3441-4411
- Paróquia São Benedito de Leopoldina – Rua Rolando Ladeira Salgado, 10 – Bela Vista