O bispo da Diocese de Leopoldina, dom Edson Oriolo, presidiu na noite desta segunda-feira, 28 de março de 2022, uma celebração eucarística com o rito de posse canônica do padre João Victor Melo Martins como pároco da Paróquia Santa Bernadete de Ubá, marcando o início do ministério do sacerdote nessa comunidade paroquial.
Presentes na celebração os pais do sacerdote, o senhor Manoel Luiz Cardilo Martins e a senhora Marly Zoffoli de Melo Martins, seus irmãos, demais familiares e amigos; vários padres do clero diocesano; autoridades como o prefeito municipal, o senhor Edson Teixeira Filho, acompanhado do secretário de governo, Vínicius Samôr de Lacerda e representantes da Polícia Militar de Minas Gerais; Também estiveram presentes vários paroquianos da Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos, de Itamarati de Minas, onde o padre João Victor exerceu o seu ministério nos últimos anos, além dos conterrâneos do sacerdote, que é natural de Além Paraíba (MG).
Em homilia, dom Edson Oriolo disse que a comunidade paroquial está recebendo um presente, que terá a missão de proclamar a Palavra de Deus, ajudando seu povo a crescer na fé. Conclamou a todos para que ajudem o padre João Victor, cuidando do sacerdote nesta caminhada junto ao povo de Deus.
Representantes da comunidade paroquial também desejaram boas-vindas ao novo pastor, demonstrando carinho com mais um novo membro da família. Em carta lida por um paroquiano, o povo manifestou expectativas com sua chegada, reiterando o apoio e vontade de trabalhar para a construção do Reino de Deus.
Ainda nos ritos finais, o padre João Victor fez o uso da palavra para fazer uma série de agradecimentos, dizendo que a celebração marca mais uma etapa da caminhada de evangelização da comunidade paroquial de Santa Bernadete de Ubá.
Fez um agradecimento especial ao bispo diocesano, pelo seu olhar atento e cuidadoso de pastor, pela confiança em seu ministério. Também agradeceu o gesto de carinho e acolhida dos padres da Forania de Ubá, que deram auxílio litúrgico e pastoral durante o período de transição. Por fim, manifestou o seu carinho ao povo que lhe foi confiado, demonstrando o desejo de contribuir cada vez mais com os trabalhos de evangelização.
Sobre o sacerdote
João Victor Melo Martins é natural de Além Paraíba (MG). Nasceu no dia 31 de janeiro de 1989, sendo filho de Manoel Luiz Cardilo Martins e Marly Zoffoli de Melo Martins. Fez os seus primeiros estudos na Escola Estadual São José de Além Paraíba. Cursou filosofia (2011-2013) e teologia (2014-2017) pela CES – Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora.
Recebeu os ministérios de leitor e acólito no dia 08 de dezembro de 2015, em Astolfo Dutra (MG), em celebração presidida por dom José Eudes Campos do Nascimento.
Foi ordenado diácono no dia 12 de dezembro de 2017, na Catedral de São Sebastião de Leopoldina. Também pela imposição de mãos de dom José Eudes, foi ordenado sacerdote no dia 27 de outubro de 2018, na Igreja Matriz São José de Além Paraíba.
Na Diocese de Leopoldina, é coordenador do projeto ‘Amigos do Seminário’, que contribui com a formação dos futuros padres desta Igreja particular.
MINISTÉRIO SACERDOTAL
- Vigário paróquial da Paróquia Nossa Senhora da Encarnação de Guiricema (Novembro de 2018 a janeiro de 2019)
- Administrador Paroquial da Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos de Itamarati de Minas (08/01/2019 a 13/03/2020)
- Vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Cataguases (08/01/2019 a 13/03/2020)
- Pároco da Paróquia Santa Bernadete de Ubá (28/03/2022)