O Povo de Deus presente no Distrito de Piacatuba, em Leopoldina (MG), acolheu o seu novo pastor, o padre Wallace Andrade Teixeira, que tomou posse neste domingo, 10 de janeiro de 2021, como o novo administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, uma das Igrejas mais antigas da região.
É neste pequeno lugar que acontece a tradicional festa da ‘Torre da Cruz Queimada’, cuja lenda transformou-se em símbolo religioso e local de peregrinação, além de outras atividades culturais que tornaram o distrito conhecido nacionalmente.
O rito de posse e celebração eucarística foi presidido pelo vigário forâneo de Leopoldina, padre Valtenir de Lima e Silva, nesta ocasião, delegado episcopal do bispo da Diocese de Leopoldina, dom Edson Oriolo. Também esteve presente o Monsenhor Antônio José Chámel, que por 33 anos exerceu o seu ministério sacerdotal na Igreja Matriz de Piacatuba e em suas comunidades neste extenso território rural do município de Leopoldina.
Em sua homilia, padre Valtenir comentou sobre a liturgia do dia, que faz referência ao Batismo do Senhor, destacando que somos chamados a continuar a missão de sermos discípulos missionários de Jesus Cristo. “O mundo precisa dos cristãos, dos seus testemunhos. Jesus Cristo fez o bem, acolheu a todos, realizando a vontade do Pai. Se estamos fazendo o bem, o Reino de Deus acontece no meio de nós”, comentou, destacando que o padre Wallace, no exercício de seu ministério, passará pela comunidade paroquial fazendo o bem a todos.
Monsenhor Antônio Chámel comentou que o novo administrador paroquial é muito trabalhador e valoriza a fé. Disse que Piacatuba ganhou um presente e citou dados curiosos sobre a tradição de padres nascidos ou com uma ligação forte com o município de Visconde do Rio Branco (MG), serem designados para o local – a tradição perdurou, até ser quebrada com a posse do padre Wallace, que é natural de Dona Euzébia (MG).
“Daqui guardo as melhores recordações e saudade. Desejo que a presença do padre Wallace nessa paróquia ajude no crescimento da espiritualidade”, finalizou Chámel.
Padre Wallace recordou de seu discurso de posse como pároco e cura da Catedral Diocesana de São Sebastião, no dia 05 de janeiro, quando falou sobre o cultivo do amor, das boas relações, dos caminhos a seguir junto com a comunidade, entre outros adjetivos baseados no Amor de Cristo. Agradeceu o carinho de toda a comunidade de fé, demonstrando-se animado com os trabalhos pastorais nesta região.
Os paroquianos, representando o povo de Piacatuba, registraram uma mensagem de carinho na acolhida de seu novo pastor, dizendo que padre Wallace será como um membro de cada família na comunidade, cuidando das ovelhas de seu rebanho.
“Te abraçamos e recebemos com muito amor. Criamos expectativas e ficamos ansiosos com sua chegada. Nesta perspectiva de fé, oferecemos apoio, ajuda, disponibilidade, carinho, amizade. Queremos somar e multiplicar, trabalhando o amor fraterno”.
Matriz Nossa Senhora da Piedade
Criada em 1º de dezembro de 1873 pela Lei nº 2027. Existem assentos registrados desde 1851, quando a paróquia era subordinada a Arquidiocese do Rio de Janeiro; Em 1887 foi transferida para Diocese de Mariana. Em 1942, com a criação da Diocese de Leopoldina, passou a pertencê-la.