Na última terça-feira, 19, o Revmo. Sr. Dom José Eudes Campos do Nascimento, bispo de Leopoldina, esteve na Paróquia São Jose, em Tocantins, para empossar mais dois padres, o Revmo. Monsenhor Alexandre dos Santos Ferraz, que ocupará o cargo de administrador paroquial, e o Revmo. Pe. Semer Salim Oliveira, que será o vigário paroquial.
No início da Santa Missa, o bispo acolheu os presbíteros presentes, também os paroquianos das paróquias Nossa Senhora do Rosário, em Cataguases e Nossa Senhora das Dores, em Dona Euzébia, além, claro, dos irmãos da Paróquia de São José, em Tocantins. O Revmo. Monsenhor Antônio José Chámel fez a leitura da provisão para o vigário, Pe. Semer, e em seguida para o administrador paroquial, Monsenhor Alexandre. Este, por sua vez, rezou a profissão de fé, o símbolo niceno-constantinopolitano. Também recebeu das mãos do presidente da celebração o Livro dos Evangelhos para a proclamação da Palavra de Deus.
Dom José, em sua homilia, agradeceu ao Revmo. Pe. Antônio Firmino pelo grande trabalho realizado em Tocantins e reforçou aos fiéis presentes que nenhum padre saiu à força das paróquias, mas sim porque são ordenados para o serviço de Deus e da Igreja. Salientou que as transferências são discutidas e aprovadas por um conselho Presbiteral, não dependem somente do bispo. Revelou que fica feliz quando as pessoas reclamam a saída de um padre, segundo ele, é sinal de que o trabalho está sendo bem feito. “Não podemos estar na Igreja por causa do Papa Francisco, nem do bispo e nem pelo padre, mas sim por amor a Jesus Cristo”, disse. Encerrando pediu orações pela diocese, para que o povo compreenda que havia a necessidade que as mudanças acontecessem.
Dando continuidade aos ritos previstos, Monsenhor Alexandre renovou suas promessas sacerdotais e jurou fidelidade ao atual bispo e aos seus sucessores. Logo após, foram entregues os símbolos, a começar pelas chaves da igreja, chaves do sacrário, os instrumentos para o batismo e também a estola, para a administração do sacramento da reconciliação, tão lembrado nesse Ano Santo da Misericórdia.
No fim da celebração, Monsenhor Alexandre discursou. Agradeceu ao povo da Paróquia Nossa Senhora do Rosário pelos oito anos de trabalho. Revelou que foi sendo paulatinamente conquistado e aprendeu a amar verdadeiramente a comunidade. Disse que há um tempo para tudo e que devemos viver cada tempo com a certeza do dever cumprido. Já o Pe. Semer, em sua fala, ficou visivelmente emocionado ao agradecer o carinho que os paroquianos de Dona Euzébia tiveram com ele durante o período que lá esteve. Dom José Eudes encerrou a Santa Missa agradecendo a presença de todos e reforçando o pedido de oração pela diocese.