Faixas com mensagens de carinho e acolhimento ao pároco da Paróquia Jesus Menino de Deus e ao bispo diocesano foram afixadas em locais visíveis na cidade de Recreio, onde aconteceu na noite desta quarta-feira, 03 de fevereiro de 2021, uma celebração eucarística presidida por dom Edson Oriolo, que também conduziu o rito de posse do padre João Paulo Martins, novo pastor desta comunidade de fé.

Estiveram presentes autoridades de Recreio, como o prefeito José Maria Barros, o seu vice Leandro Ferreira Medeiros, além de padres do clero diocesano, seminaristas e parte do Povo de Deus desta região. Também marcou presença o Vigário Forâneo da Forania de Leopoldina, padre Valtenir de Lima e Silva. A Missa foi transmitida ao vivo pelo Facebook da paróquia, oportunizando que mais pessoas pudessem acompanhar a celebração de suas casas.

“Nossa paróquia está alegre, pois é a primeira vez que recebemos nosso bispo diocesano, dom Edson, que nos traz um pai espiritual, o padre João Paulo, que Deus concedeu a Graça de poder participar dos momentos mais importantes da vida dos seus irmãos e irmãs. Esperamos que o senhor seja feliz, tendo uma vida de doação e amor para evangelizar”, descreveram os paroquianos.
Em sua homilia, dom Edson comentou que é uma data muito especial para a comunidade paroquial da Paróquia Jesus Menino de Deus, em Recreio, quando o bispo e sacerdotes da Diocese de Leopoldina apresentaram o novo pároco, que terá a missão de aproximar a comunidade de Deus, levando Sua Palavra que nos convida à conversão e mudança de vida.
Fez reflexões sobre o Evangelho de Marcos (Mc 6,1-6), que lembra quando Jesus percorria pelos povoados para ensinar, bem como a admiração daqueles que O escutavam.
Oriolo comentou sobre o mandato missionário de Nosso Senhor Jesus Cristo, indo pelo mundo interior e anunciando o Evangelho, para que as pessoas possam entender cada vez naus a experiência do encontro com Deus.
Observou a característica da Igreja Matriz em Recreio, como outros templos, está localizada no alto, de onde é possível observa-la de qualquer ponto da cidade, simbolizando a proteção ao Povo de Deus.
“Dentro da igreja existe um sacerdote, que tem a grande missão de Anunciar a Boa Nova, para que essa Palavra chegue nos corações de tantas pessoas”, comentou.
Em sua mensagem aos fiéis, o padre João Paulo agradeceu o carinho que tem recebido desde o anúncio de sua nova missão. “Sei que estão preparando com muito zelo, afinco e amor a minha acolhida e isso exulta meu coração de júbilo.
Na alegria do Senhor Ressuscitado, confiantes na sua ajuda permanente, vamos em frente. O Senhor ajudar-nos-á. Maria, sua Mãe Santíssima, está conosco”.

SOBRE O SACERDOTE
João Paulo Martins da Silva nasceu no dia 24 de junho de 1988, em Muriaé (MG). É filho de Amâncio Ferreira da Silva Filho e Márcia Valéria Martins da Silva. Fez os seus primeiros estudos na Escola Municipal Cléria Ticon Carneiro e o segundo grau na Escola Estadual Dr. Olavo Tostes, ambas em Muriaé.
Recebeu os ministérios do Leitorato em 2013, no Santuário Santa Rita de Cássia, em Cataguases (MG); O Acolitato foi-lhe concedido em 2014, na Catedral de São Sebastião, em Leopoldina (MG), também pelo bispo dom José Eudes Campos do Nascimento;
No dia 12 de dezembro de 2015 foi ordenado diácono, na Catedral de Leopoldina, por dom José Eudes, exercendo o seu ministério diaconal na Diocese de Almenara, em Jordania, entre julho de 2015 e agosto de 2016.
No dia 22 de outubro de 2016 foi ordenado sacerdote pela imposição das mãos do então bispo de Leopoldina, dom José Eudes Campos do Nascimento, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Sagrado Coração, em Muriaé, sua paróquia de origem.
Exerceu o seu ministério sacerdotal como vigário paroquial no Santuário Santa Rita de Cássia, em Cataguases (MG), entre novembro de 2016 a julho de 2018;
Foi administrador paroquial das paróquias Nossa Senhora da Consolação, em Além Paraíba (MG) e Madre de Deus, no Distrito de Angustura, também em Além Paraíba, entre os períodos de 03 de agosto de 2018 a 02 de fevereiro de 2021.