O bispo da Diocese de Leopoldina, dom Edson Oriolo, recebeu na tarde desta quinta-feira, 03 de novembro de 2022, na residência episcopal, a visita do prefeito municipal de Leopoldina, o senhor Pedro Augusto Junqueira Ferraz, para um diálogo sobre diversos assuntos relacionados a preservação do patrimônio histórico e fomento ao turismo religioso.
O prefeito demonstrou sua preocupação com a Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade, localizada no distrito de Piacatuba, considerada uma relíquia remanescente da arquitetura colonial, com suas duas torres sineiras e parte de seu interior com revestimento de madeira.
O gestor de Leopoldina sugeriu alternativas para viabilizar a restauração do templo, visitado por peregrinos de diversas regiões, além de ser o principal pano de fundo do distrito, muito requisitada por produtores de cinema para ambientação de filmes e séries.
Pedro Augusto também manifestou o desejo de implementar outros pontos de ligação ao distrito, ampliando os ‘Caminhos da Piedade’, que poderá contar com mais estradas vicinais de acesso a Piacatuba, mobilizando os fiéis durante o evento em que os romeiros se colocam em estado de caminhada e oração, buscando o encontro de Nosso Senhor Jesus Cristo através da intercessão de Nossa Senhora da Piedade.
Citou a recente visita a Piacatuba do senhor Leônidas Oliveira, então Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, que elogiou o templo e uma obra contida em seu interior de importante valor artístico, cultural e religioso, a raríssima imagem de Nossa Senhora da Piedade.
Disse que Leopoldina é privilegiada por ser sede de bispado, cuja área episcopal abrange 34 municípios do sudeste das Minas Gerais. Também destacou a importância da Igreja Matriz São José Operário ser elevada a dignidade de santuário, vislumbrando colocar placas na cidade e rodovias indicando o templo, a exemplo de outros municípios pelo Brasil.
Outros assuntos de interesses burocráticos também estiveram na pauta, como a regularização de escrituras cujos terrenos pertencem a Igreja Católica ou ao município.
Também participaram do encontro o vice-chanceler do bispado, padre Fernando José de Freitas, o chefe de gabinete da prefeitura, o senhor Carlos Odilon Morais e o secretário municipal de fazenda, Ailton Soares Dutra.