Queridos jovens da diocese de Leopoldina paz e bem!
“Rezar e caminhar na Igreja. Essas duas coisas caminham juntas, são interligadas. Na origem de toda vocação à vida consagrada existe sempre uma forte experiência de Deus, uma experiência que nunca se esquece. É Deus quem chama. Por isso, é importante ter uma relação cotidiana com Ele”
Com estas palavras do papa Francisco quero chegar até vocês jovens da nossa querida diocese de Leopoldina. O papa sempre nos pede para não ter medo, para avançar sempre mais. Que nunca nos esqueçamos de nossa experiência com Deus e de nossa consagração batismal.
Nosso querido bispo dom José Eudes usa sempre a expressão “precisamos somar”, é com este desejo que aceitei o pedido que o mesmo me fez de assessorar o setor juventude de nossa diocese, conto com cada um dos nossos jovens para somar sempre mais os esforços para tornar presente o Reino de Deus em nós.
Vocês já tem uma longa caminhada e uma história de tantos assessores eclesiásticos que se empenharam em ajudar os nossos jovens na experiência amorosa de Deus, a todos eles o nosso agradecimento e a certeza de que seguiremos o caminho traçado, sempre com o intuito de deixar o coração falar do amor de Deus.
Há um texto que me encanta muito e quero partilhar com vocês: “Diego não conhecia o mar. O pai, Santiago Kovakloff, levou-o para que descobrisse o mar. Viajaram para o Sul. Ele, o mar, estava do outro lado das dunas altas, esperando. Quando o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas de areia, depois de muito caminhar, o mar estava na frente de seus olhos. E foi tanta a imensidão do mar, e tanto seu fulgor, que o menino ficou mudo de beleza. E quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao pai: – Pai, me ensina a olhar!” (Eduardo Galeano).
Que nós possamos nos ajudar sempre uns aos outros a olhar o mundo com os olhos de Deus e assim contemplaremos sempre mais a beleza que se chama juventude.
Com meu abraço. Pe. Enio Marcos.