Os sacerdotes da Igreja particular de Leopoldina estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira, 11 de agosto de 2022, no Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, em Leopoldina (MG), para a terceira Reunião Geral do Clero deste ano.
O padre Wallace Andrade Teixeira, da equipe de liturgia, conduziu a oração inicial, inspirada no Mês Vocacional 2022; Em seguida, Dom Edson Oriolo refletiu sobre a realidade contemporânea e alguns fatores em relação ao trabalho missionário dos sacerdotes nas comunidades paroquiais e eclesiais missionárias.
O bispo também apontou algumas pistas elencadas no livro de sua autoria: “Paróquia Renovada: sinal de esperança”. Num segundo momento, apresentou um estudo sobre a presença da Igreja Católica em algumas regiões da Diocese de Leopoldina, refletindo sobre o trabalho de evangelização, bem como algumas perspectivas sobre esse cenário.
Em seguida, o padre Márcio Arthur Junior, novo coordenador diocesano de pastoral, teve o seu primeiro momento de partilha sobre os desafios de algumas pastorais e movimentos, destacando carências e necessidades de planejamento para o próximo ano. Aproveitou a oportunidade para fechar os últimos detalhes com os padres sobre os pedidos das paróquias em relação aos livros da Novena de Natal.
A Romaria da Diocese de Leopoldina ao Santuário Nacional de Aparecida também esteve na pauta. Foi realizado um levantamento sobre as excursões organizadas pelos fiéis à Casa da Mãe Aparecida. Além da Santa Missa presidida pelo bispo diocesano, no dia 20 de agosto, às 09h, os padres terão momentos de espiritualidade. Na ocasião, Dom Edson Oriolo também fará o lançamento de seu livro “Francisco, o bispo de Roma e a Igreja Particular”, na Paulus Livraria, localizada no Centro de Apoio aos Romeiros.
Também fizeram o uso da palavra na Reunião Geral do Clero os padres Antônio Márcio Marques de Queiroz (chanceler do bispado), Marcelo Sérgio Barros (ecônomo) e Agnaldo dos Reis Ferraz (PASCOM).