Dos dias 19 a 24 de setembro de 2017, aconteceu a Visita Pastoral de D. José Eudes Campos do Nascimento à Paróquia Nossa Senhora da Encarnação, em Guiricema-MG. A visita começou às 17h do dia 19 de setembro com a carreata pelas ruas principais da Cidade retornando para a Igreja Matriz, onde foi acolhido pelo pelos fiéis.
Na quarta-feira dia 20 de setembro, às 19:00 h, na Matriz, foi celebrada a Santa Missa de acolhida ao nosso Pastor Diocesano, saudado pelo Administrador Paroquial Pe. José Cambraia de Oliveira Júnior e também acolhido pelo Prefeito Municipal Sr. Ari Lucas de Paula Santos, que simbolicamente o entregou as chaves da cidade. Após a Santa Missa, foi aberta ao público, a I Mostra Cultural de Guiricema, no Salão Nobre da Câmara Municipal.
Nestes dias abençoados, Dom José Eudes conheceu um pouco mais da realidade de nossa paróquia: nossas pastorais, comunidades, grupos e movimentos. Também visitou as fábricas de Móveis, de estofados, a indústria de massas e de laticínios. Conheceu a Usina de Reciclagem vinculada à Prefeitura Municipal de Guiricema, bem como foi recebido pelo poder Legislativo e Executivo do Município e com representantes das diversas Secretarias, tendo se reunido na quarta-feira dia 20 de setembro, às 16:30 h na Câmara Municipal, dialogando a respeito da missão daqueles que governam o povo. Oportunamente visitou também a Secretaria de Saúde do Município, incentivando o cuidado com o bem-estar e a promoção da saúde dos guiricemenses. E ainda pôde ter um contato com as crianças, adolescentes e jovens, através das visitas às escolas da rede municipal e estadual, que com carinho e entusiasmo acolheram-no de forma calorosa.
Momentos de profunda emoção foram as visitas aos enfermos. Em todas as Comunidades, D. José Eudes além de ser acolhido pelos fiéis e motivar momentos de espiritualidade, também visitou alguns enfermos de cada Comunidade, demonstrando o carinho que a Igreja possui para com as pessoas que se encontram enfermas.
Também houve o encontro com os Coordenadores e tesoureiros de todas as Comunidades, e o encontro com o Conselho Administrativo Paroquial, a fim de que haja o fortalecimento da comunhão fraterna entre os membros de nossa Igreja.
No sábado dia 23 de setembro, outro momento marcante foi a Celebração Eucarística celebrando o Centenário da edificação da atual Igreja Matriz de Nossa Senhora da Encarnação. Foi realizada inicialmente, às 18:30 h, procissão memória, saindo do local onde em 1917 existia a Capela do Rosário, onde atualmente é o início da R. Prefeito José Apolinário da Cruz Pena. A Capela, na época citada, abrigou a imagem da Padroeira Nossa Senhora da Encarnação e serviu como templo para as celebrações eucarísticas, sendo o Pároco Pe. Belchior Homem da Costa, conforme registros no livro de Tombo. E segundo consta em registros históricos, após a reforma e construção da atual Matriz, no dia 23 de setembro de 1917, foi realizada uma procissão conduzindo Jesus Eucarístico e a Imagem da Padroeira para a nova Matriz. Esse percurso foi refeito, em 23 de setembro de 2017, pelo nosso Bispo Diocesano, conduzindo Procissão com o Santíssimo Sacramento e a Imagem de Nossa Senhora da Encarnação.
Dom José Eudes fez a abertura da porta, introduzindo Jesus Eucarístico no espaço celebrativo, na certeza de que a Virgem Santíssima apresenta ao povo cristão seu pedido: “Façam tudo o que Ele vos disser”! Houve a bênção do Santíssimo e em seguida a Celebração da Santa Missa, que contou com a participação dos fiéis, além de autoridades civis, do nosso Administrador Paroquial Pe. José Cambraia de Oliveira Júnior e do Pe. Manoel da Diocese de Campos, que desenvolve atividades na comunidade Santa Montanha, bem como os irmãos Antônio e Estêvão e as irmãs Carmelitas que pertencem à mesma comunidade religiosa. Foi uma celebração festiva, animada pelo Coral Nossa Senhora da Encarnação.
No domingo dia 24 de setembro, às 08:00h, houve o Momento de espiritualidade com os jovens e adolescentes e em seguida, às 09:00h, Santa Missa de encerramento da Visita Pastoral, na Igreja Matriz.
De fato, foi uma visita abençoada e que trará muitos frutos à nossa paróquia. Pedimos a Deus que os fiéis católicos guiricemenses possam restaurar o templo do Espírito que há em cada um, para que todos possam se empenhar cada vez mais na construção do reino de Deus.
Clique Aqui e Confira as fotos