Criada há um ano, a Pastoral da Comunicação – PASCOM já desenvolveu diversas ações dentro da comunidade eclesial. Os desafios em seu campo de atuação são vastos e estão apenas começando. O objetivo é contribuir para dinamização da vida paroquial e diocesana, demais pastorais e movimentos da Igreja, auxiliando na comunicação e diálogo com a sociedade.
Na manhã do dia 26 de outubro de 2019 estiveram reunidos os representantes da PASCOM das seis foranias que compõe a Diocese de Leopoldina: Além Paraíba, Cataguases, Leopoldina, Muriaé, Ubá e Visconde do Rio Branco. Diversos assuntos funcionais relacionados ao seu cotidiano foram abordados, sintonizando-os com os anseios do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil e o Guia de Implantação da Pastoral da Comunicação.
O calendário para o próximo ano foi o principal assunto discutido, sendo definidas datas para os próximos encontros, objetivos e metas. Também foi reconhecida a necessidade da criação de um documento para orientar as paróquias sobre as formas de registro, organização das informações e envio de materiais para divulgação de suas atividades nos veículos de comunicação.
Outro tema debatido foi o de oportunizar a qualificação técnica e reflexão sobre o magistério da Igreja aos agentes, alinhando as práticas da comunicação pastoral. Com isso, foi proposto a criação de um evento com uma programação que contemple esse eixo.
Segundo o assessor da PASCOM Diocesana Pe. Edson José Ribeiro Ferreira a intenção é promover dois dias dedicados ao desenvolvimento da espiritualidade e momentos com palestras, oficinas e debates. Revelou também que a Pastoral da Comunicação no Brasil está organizada em cinco níveis: nacional, regional, diocesana, forânica e paroquial/comunitária. “Atualmente, a Diocese de Leopoldina conta com a PASCOM Diocesana, mas os trabalhos estão sendo encaminhados para formar a PASCOM Forânica e aumentar o número de representantes das PASCOM Paroquial/Comunitária”, comentou.
Assessoria de imprensa da Diocese de Leopoldina