Nesta quinta-feira (15) os presbíteros da Diocese de Leopoldina se reuniram para a Reunião Geral do Clero. O evento aconteceu no Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, em Leopoldina (MG), nos períodos da manhã e tarde, e contou com a presença do bispo diocesano, Dom Edson Oriolo, que contribuiu ativamente em todas as discussões.
A pauta da reunião abordou diversos assuntos relevantes para a vida ministerial dos sacerdotes e o trabalho nas comunidades paroquiais. Um momento de destaque foi a formação ministrada pelos padres João Victor Melo Martins, Wallace Andrade Teixeira e Rodrigo de Carvalho, que compõem a equipe diocesana de liturgia. Eles abordaram o texto oficial da terceira edição típica do Missal Romano, proporcionando aos participantes uma atualização fundamental nessa área.
Além disso, o contador Júlio César Flores Lauriano apresentou uma prestação de contas da Diocese de Leopoldina, abordando diversos assuntos relacionados à gestão paroquial. O padre Renato César Stampini Oliveira, que também é advogado, trouxe informações sobre o projeto de formação de um conselho jurídico, enquanto o padre Fernando José de Freitas, vice-chanceler do bispado, ofereceu conselhos valiosos sobre questões frequentemente enfrentadas no setor da chancelaria.
Por fim, o padre Márcio Arthur, coordenador diocesano de pastoral, concedeu espaço aos assessores eclesiásticos para registrar convites de pastorais e movimentos, relacionados a eventos e outras iniciativas de trabalho que em breve surgirão na diocese.
Além das atividades internas, algumas empresas do segmento religioso montaram estandes no seminário, proporcionando aos participantes a oportunidade de conhecer e interagir com elas. Dentre as empresas presentes, destacam-se a Paulus Livraria (Juiz de Fora), Fábrica de Hóstia (Ponte Nova), Arte Sacra Hélvio Cruz (Sereno) e Fábrica de Sinos (Piracicaba).
A Reunião Geral do Clero da Diocese de Leopoldina foi um momento de encontro, aprendizado e reflexão para os sacerdotes, que puderam discutir questões fundamentais para o seu ministério e aprimorar seus conhecimentos litúrgicos, contando com a presença e apoio do bispo diocesano e de profissionais especializados no campo da gestão paroquial.