Os membros do Colégio de Consultores, juntamente com a Pastoral Presbiteral, Equipe de Liturgia e o ecônomo Pe. Flávio da Silveira de Souza, estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira, 21 de novembro de 2019, no salão de reuniões da Cúria Diocesana para discutir a preparação da posse de dom Edson José Oriolo dos Santos, nomeado pelo papa Francisco o novo bispo da Diocese de Leopoldina.
A cerimônia acontecerá no dia 25 de janeiro de 2019, às 09:00, na Catedral de São Sebastião, em Leopoldina. Em seguida, será realizada uma Celebração Eucarística presidida por dom Edson na quadra poliesportiva do CIC – Colégio Imaculada Conceição, situada a poucos metros do templo católico.
O administrador diocesano Pe. Volnei Ferreira Noro explicou que o ritual de acolhimento do novo bispo pela comunidade terá início na porta principal da Catedral de São Sebastião onde ele será recepcionado pelo arcebispo metropolitano de Juiz de Fora dom Gil Antônio Moreira e pelo monsenhor Antônio Chamel, apresentando-lhe o Crucifixo a beijar e o aspersório da água benta, com o qual o Bispo asperge a si mesmo e aos presentes.
Em seguida, será conduzido à capela do Santíssimo Sacramento e ao presbitério, sendo-lhe entregue o báculo, encaminhando-o até a Cátedra, onde ocorrerá a saudação ao empossado. Além disso, o administrador diocesano fará a entrega da diocese ao novo bispo.
Da Catedral de São Sebastião todos sairão em procissão para a quadra poliesportiva do CIC. Durante a celebração, haverá um momento para o acolhimento das palavras de dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidente da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e arcebispo metropolitano de Belo Horizonte.
Caravanas de diversas áreas episcopais estão confirmando presenças e já existe uma movimentação de reservas em hotéis do município. Com isso, a Diocese de Leopoldina se prepara para recepcionar os bispos, padres e toda comunidade.
“Uma diocese sem bispo é um rebanho sem pastor, então, quando recebemos a notícia da chegada de um novo bispo, há uma motivação muito grande tanto dos padres quanto do povo de Deus para essa receptividade. Dom Edson Oriolo é bispo auxiliar de Belo Horizonte, conferencista, pregador de retiro e conhecido em muitos lugares. Por isso, nossa expectativa é que muitos venham de fora para a sua posse”, informou o administrador diocesano.
Pe. Volnei comentou ainda que encontrou com dom Edson na semana passada, em Belo Horizonte, por ocasião da Assembleia Regional de Pastoral do Leste 2 (CNBB). “Conversamos bastante, tive a oportunidade de reunir os membros do Colégio de Consultores para uma reunião com ele. É uma pessoa muito tranquila, serena e muito humano”.
Assessoria de Imprensa da Diocese de Leopoldina