A Pastoral Presbiteral, composta pelos padres João Victor Martins, Marcelo Sérgio, Rodrigo de Carvalho, Rômulo Gomes e Wanderson Paulo, a pedido do Bispo diocesano, Dom Edson José Oriolo, realizou, no dia 27 de novembro, uma eleição virtual (via link) para a escolha do novo representante dos presbíteros. Esse evento teve início por volta das 8 horas, estendendo-se até as 22 horas. Um total de 54 padres participaram da votação, escolhendo entre 45 padres elegíveis, a partir de uma lista. Os mais votados foram Padre Antônio Davi Martins, com 13 votos (24,1%), e Padre Silas Geraldo, com 12 votos (22,2%). O mais votado será o novo Representante dos Presbíteros e o segundo mais votado será o vice.
Essa representação se faz oportuna para promover a convivência fraterna entre os padres, em comunhão com o Bispo diocesano, e para que o clero tenha um representante que participe de algumas decisões nos conselhos. O documento da Igreja sobre o ministério e a vida dos sacerdotes, Presbyterorum Ordinis, em seu nº 8, afirma que “Os presbíteros, estabelecidos na ordem do presbiterato através da ordenação, estão ligados entre si por uma íntima fraternidade sacramental […]. Levados pelo espírito fraterno, não esqueçam os presbíteros a hospitalidade, pratiquem a beneficência e a comunhão de bens […]. Também, para uma folga, reúnam-se com gosto e prazer, lembrados das palavras com que o próprio Senhor convidava os apóstolos cansados: ‘Vinde à parte para um lugar deserto e descansai um pouco’” (Mc 6,31).
Rezemos por nosso bispo, por nossos sacerdotes e, de maneira especial, pelos padres Antônio Davi e Silas Geraldo, que assumem esta missão de cuidado e de representação em nossa Diocese de Leopoldina.