O novo bispo da Diocese de Leopoldina, dom Edson Oriolo, tomará posse neste sábado, 25 de janeiro de 2020, às 9:00, na Catedral de São Sebastião, em Leopoldina.
Ele sairá da residência episcopal juntamente com o metropolita dom Gil Antônio Moreira, acompanhado por dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo metropolitano de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Na entrada do bispo na Catedral de São Sebastião, o monsenhor Antônio José Chamel lhe apresentará o crucifixo a beijar, em seguida, o aspersório de água benta com o qual o bispo asperge a si mesmo e os presentes.
Depois, são conduzidos à capela do Santíssimo Sacramento, onde adoram, de joelhos, por alguns momentos, acompanhados em silêncio por todos os presentes.
Leitura das letras apostólicas
Após rezarem, dom Edson Oriolo, os arcebispos dom Gil e dom Walmor direcionam-se ao presbitério, diante do altar. O chanceler da cúria, Pedro Lopes, fará o pedido da leitura das letras apostólicas. Um padre fará a leitura da bula de nomeação de dom Edson José Oriolo dos Santos para a Diocese de Leopoldina, assinada pelo papa Francisco. Em seguida, dom Gil transmite-lhe o báculo, dando início à cerimônia de posse.
O chanceler da cúria Pedro Lopes fará o pedido ao arcebispo metropolita dom Gil Antônio, para a posse canônica. Dom Gil solicitará ao Monsenhor Alexandre dos Santos Ferraz a apresentação das letras apostólicas ao Colégio de Consultores e pedirá que ela seja lida ao povo.
Tomada de posse da cátedra
Após a aclamação, dom Edson receberá o báculo pastoral, que simboliza o seu papel de pastor do rebanho divino. Em seguida dom Gil fará o uso da palavra, convidando-o a sentar-se em sua cátedra.
Saudação do administrador diocesano e manifestação de obediência do clero
O Pe. Volnei Ferreira Noro, que conduziu os trabalhos na Diocese de Leopoldina enquanto sede vacante, fará uma saudação ao novo bispo. Em seguida, ele e todo o clero diocesano de Leopoldina manifestarão obediência e respeito ao bispo, por ordem de ordenação.
Saudação final e início da procissão
Após a manifestação do administrador diocesano, o novo bispo conclui com estas palavras: Bendigamos ao Senhor; Todos: Demos graças a Deus.
Em seguida, dom Edson, dom Walmor e dom Gil dirigem-se para a sacristia, onde irão paramentar-se para o início da procissão até a quadra do Colégio Imaculada Conceição, onde acontecerá a Celebração Eucarística.
Assessoria de Imprensa da Diocese de Leopoldina