No dia 12 de outubro, na celebração Eucarística da solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, na Matriz Nossa Senhora do Sagrado Coração, os seminaristas do Seminário Diocesano Nossa Senhora de Guadalupe encerraram suas atividades missionárias do ano de 2023. Todos os anos no mês de outubro, há esse costume de se realizar a missão do Seminário em alguma Paróquia da Diocese de Leopoldina. Nesse ano, a Paróquia escolhida foi a Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração, em Muriaé-MG.
Ao longo desses sete dias de missão, diversas atividades foram realizadas na Matriz e nas comunidades pertencentes à Paróquia, tais como: visitas aos enfermos, junto à Pastoral da Saúde, no território da Matriz; Momento vocacional com adolescentes e jovens de toda a Paróquia; visita ao asilo; celebração da Palavra nas comunidades; visitas aos enfermos e celebração da Novena de Nossa Senhora Aparecida.
“No contexto do mês missionário, tivemos a oportunidade de receber, para os trabalhos missionários, nossos seminaristas da Diocese de Leopoldina, que estão no Seminário Maior Nossa Senhora de Guadalupe. Quero ressaltar a alegria estampada no coração e no rosto de cada um, depois de encontrar com o povo de Deus de nossa Paróquia de Nossa Senhora do Sagrado Coração. A convivência fraterna e o amor à Igreja, perpassaram nossos diálogos nestes dias. Com certeza, colheremos os frutos de entrega generosa de cada um. Quero agradecer ao reitor do nosso Seminário, Pe. Antônio Márcio, também cada um de nossos seminaristas.” Destacou o Pe. Valtenir de Lima e Silva, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração.
“A missão é parte essencial da formação sacerdotal, pois ela supõe o encontro com os irmãos e a saída de si mesmo, tão essenciais para uma Igreja em saída, como nos pede o Papa Francisco”. Disse o Pe. Antônio Márcio Marques de Queiroz, reitor do seminário.
Segundo Natal Rogério Carneiro, coordenador da comunidade Sant’Ana: “A comunidade Sant’ Ana muito se alegrou com a presença dos seminaristas, que estiveram conosco esses dias, visitando as famílias e trazendo uma palavra de conforto e carinho para os nossos enfermos. Com certeza, fizeram a Palavra de Deus acontecer em nosso meio, seja por meio das visitas, como através da celebração da novena de Nossa Senhora Aparecida”
“ A visita das casas nos trouxe a alegria do acolhimento e a força da oração. A experiência do amor a Deus e ao próximo. As celebrações conduzidas pelos seminaristas, deixaram nossos corações aquecidos de amor, fortalecidos na certeza de que Nossa Senhora é aquela que nos aponta o caminho a Jesus.” Destacou Rosane Aparecida Duque Cerqueira Secco, coordenadora da comunidade Santo Cristo.
Para o seminarista Gustavo Vaz de Melo,“ A missão foi uma experiência bonita que nos deu a oportunidade de sentir a presença de Deus no meio das pessoas. Isso nos permitiu entender melhor a realidade da Igreja nessas comunidades, percebendo suas particularidades, suas necessidades e sua fé”







