A imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida está percorrendo as paróquias da Diocese de Leopoldina em recordação dos 300 anos da sua aparição no Brasil. Após a passagem pelas diversas paróquias da forania de Muriaé, a Imagem vinda do Santuário Nacional foi levada ao Seminário Maior Nossa Senhora de Guadalupe pelo representante dos Presbíteros, Padre Silas Geraldo, e por Padre Geraldo Chaves, vigário forâneo e vice-reitor do seminário.
A imagem foi recebida no último dia 17 de setembro (quarta-feira) por todos os seminaristas e pelo reitor Padre Edmilson Ferreira de Souza com a oração do Santo Terço ao meio dia. Na manhã do dia 18 (quinta-feira), todos se reuniram diante da Virgem para a oração do Ofício da Imaculada Conceição, às 15 horas foi realizada a consagração com a meditação de uma leitura bíblica Mariana. A noite de quarta-feira foi bastante festiva, às 18 horas foi meditado o Ângelus com a presença dos seminaristas de nossa diocese de Leopoldina, da Diocese de São João del Rey, da Arquidiocese de Juiz de Fora e alguns leigos que participam ativamente da vida de nossa comunidade seminarística. A Celebração Eucarística foi presidida pelo reitor Padre Edmilson e concelebrada por Padre Rômulo Gomes de Oliveira, administrador da Paróquia Nossa Senhora das Dores em Dona Euzébia, Cônego Sebastião Jorge Corrêa, Sacerdote de nossa diocese, grande amigo e colaborador de nosso seminário e Padre José Luiz Izidoro, padre da Congregação do Verbo Divino e professor no Instituto Teológico Arquidiocesano Santo Antônio. Ao final um jantar de confraternização entre os presentes finalizou as atividades do dia.
Na sexta-feira, dia 19, às seis da manhã foi celebrada mais uma Santa Missa e às 13 horas os seminaristas juntamente com o reitor saíram em direção à forania de Além Paraíba, na cidade de Pirapetinga, onde a imagem Peregrina continuará sua visita às paróquias de nossa Diocese.
João Victor Melo Martins
Seminarista