A Diocese de Leopoldina tem nova subdivisão territorial, pois foi criada a Forania de Rodeiro, composta por seis paróquias localizadas nos municípios de Rodeiro, Guidoval, Tocantins, Piraúba, Guarani e Astolfo Dutra.
A nova forania foi desmembrada da região forânea de Ubá – que agora passa a ser autônoma. A modificação no mapa diocesano é consequência da preocupação de Dom Edson em favorecer o pleno funcionamento de cada forania e intensificar a ação evangelizadora nesta região.
A aprovação de criação da Forania de Rodeiro aconteceu na reunião geral do clero do dia 11 de agosto de 2022, quando o bispo apresentou indicadores sobre o crescimento da região, sobretudo no município de Ubá (MG), refletindo sobre a realidade contemporânea das paróquias da região.
Com a Solene Celebração Eucarística de instalação da Forania de Rodeiro realizada na noite desta quarta-feira, 09 de novembro de 2022, na Igreja Matriz São Sebastião, em Rodeiro (MG), a Diocese de Leopoldina, presença da Igreja Católica em 34 municípios da Zona da Mata Mineira, conta agora com sete foranias: Leopoldina, Cataguases, Além Paraíba, Muriaé, Ubá, Visconde do Rio Branco e Rodeiro.
A Forania de Rodeiro compreende as paróquias de São Sebastião (Rodeiro); Sant’Ana (Guidoval); São José (Tocantins); Divino Espírito Santo (Guarani); São Sebastião (Pirauba) e Santo Antônio (Astolfo Dutra).
Em homilia, dom Edson Oriolo comentou que trata-se de um importante momento pastoral na história da Igreja particular de Leopoldina. Lembrou que Jesus Cristo nos ensina que devemos sair pelo mundo interior e anunciar o Evangelho a toda criatura, justificando o desenvolvimento de novas estruturas que facilitem a ação missionárias.
Lembrou do significado de uma forania, refletindo sobre o propósito de ser um lugar de partilha, debates, convivência e fortalecimento das ações das paróquias em determinadas regiões.
Também falou sobre a ministerialidade, não apenas do sacerdote, mas destacando a forte presença dos leigos nas comunidades, que por sua vez desempenham importantes papeis em diversas frentes de trabalhos, sendo verdadeiros evangelizadores. Concluiu refletindo sobre a máxima do Papa Francisco “Igreja em Saída”, para destacar a missão de irmos ao encontro de nossos irmãos e irmãs.
O coordenador diocesano de Pastoral, padre Márcio Arthur Júnior, falou de sua alegria em poder fazer parte deste momento histórico e da responsabilidade de todos em oxigenar cada vez mais as pastorais e movimentos da Igreja. “Dependemos de vocês para mergulharmos para águas mais profundas, neste desafio de evangelização e propagação do Reino de Deus”, comentou.
O padre Ênio Marcos Oliveira, pároco da Paróquia São Sebastião de Rodeiro foi eleito o vigário forâneo da Forania de Rodeiro. Ele agradeceu a dom Edson pelo privilégio da escolha de Rodeiro ser sede da forania. O sacerdote acolheu na residência paroquial diversas lideranças de pastorais e movimentos para a primeira reunião oficial da forania, presidida pelo bispo diocesano. Na ocasião, dom Edson falou sobre as diversas realidades do território diocesano e de sua preocupação para desenvolver a ação pastoral na região.