Na manhã do último domingo, 20, encerrando o ano litúrgico, a Diocese de Leopoldina celebrou a solenidade de Cristo, Rei do Universo e também a conclusão do Ano Santo da Misericórdia, instituído pelo Papa Francisco. Além dessas duas comemorações, foi festejado o dia do leigo.
A Santa Missa presidida por Dom José Eudes teve início às 8h30min e contou com a presença de muitos padres do clero particular de Leopoldina, além de religiosos e do povo de Deus. Já no princípio Dom José pediu uma forte salva de palmas para os leigos e leigas, que comemoravam seu dia.
Na homilia o bispo destacou a importância do Ano da Misericórdia na vida de cada católico. Segundo ele, muitos procuraram o sacramento da reconciliação e buscaram praticar as quatorze obras de misericórdia. Agradeceu o empenho dos padres nas suas realidades paroquiais e parabenizou os leigos, ressaltando o valor de cada um para a Igreja. Destacou ainda que o Brasil já vive o Ano Mariano desde o dia doze de outubro.
Encerrada a Missa, o povo se dirigiu em procissão até a porta da Catedral de São Sebastião, onde ocorreu o rito de encerramento do Ano da Misericórdia e fechamento da Porta Santa. Contudo, o Papa Francisco no diz que: “(…)continua sempre escancarada para nós a verdadeira porta da misericórdia que é o Coração de Cristo”. Logo após houve um momento de confraternização com um lanche servido na quadra do Colégio Imaculada Conceição.
Maycon Zeni Gonçalves
Seminário Propedêutico Santa Rita de Cássia
Clique Aqui e Confira as fotos