Por João Marcos Benevenuto
Inspirados neste refrão da canção que homenageia a encíclica “Laudato Si”, na Palavra de Deus, nas novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2020 e outras encíclicas do Papa Francisco, a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, do município de Ubá, realizou sua Assembleia de Pastoral.
Tudo iniciou em dezembro de 2018 quando Padre Jovani e a equipe organizadora formada por João Marcos Benevenuto, Adelina Maria da Silva Dutra, Vilma de Souza Braga, Carmem Lúcia Corbelli do Amaral, e Nilce Augusta Machado Alfenas fizeram a abertura e a apresentação do processo que iria transcorrer a Assembleia.
Durante o ano de 2019, entre os meses de Abril e junho, foi o momento que todos os grupos de Pastorais, Movimentos e Serviços da paróquia realizaram suas Assembleias; de julho a setembro foi o momento das comunidades; de 06 a 08 de dezembro aconteceu o grande momento com a realização da Assembleia Paroquial, que contou com as representações do CPP e mais dois delegados de cada Pastoral, Movimento, serviço e comunidades da paróquia, eleitos em suas respectivas Assembleias, assim como do nosso pároco Pe. Jovani e do vigário colaborador, Pe. Semer.
Dentro da metodologia do VER, JULGAR E AGIR, após confrontarmos a realidade da nossa caminhada com o projeto de Deus e os documentos da Igreja, em plenária, foram definidas quatro prioridades a serem mais trabalhadas nos próximos dois anos, que são:
- CÍRCULOS BÍBLICOS: Trabalhar com todos os grupos da paróquia para que seja feito uma conscientização de seus membros da necessidade de que cada um assuma sua missionariedade, e, como uma “Igreja em saída”, assuma o material diocesano dos Círculos Bíblicos, anunciando a Palavra de Deus nas casas, principalmente procurando atingir àquelas famílias que estão afastadas da vida da Igreja.
- FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS: Trabalhar buscando fazer uma reciclagem com as lideranças já existentes, mas, também, se faz urgência a formação de novas lideranças para que, com alegria, entusiasmo, criatividade e ousadia, venham assumir juntos a nossa missão evangelizadora.
- CATEQUESE: Trabalhar na formação dos catequistas, principalmente os novos catequistas que vem assumindo esta missão sem ter uma devida formação, mas também lançar um olhar sobre a necessidade de se fazer uma catequese com os pais de nossos catequisando, assim como também, conscientizar nossos grupos de pastorais, movimentos e serviço de que catequisar é uma missão de todos e não somente da Pastoral catequética.
- JUVENTUDE: É urgente um desenvolver um trabalho de nucleação objetivando formar novos grupos em nossa paróquia que possam, em um início de caminhada contar com o acompanhamento e assessoramento de pessoas mais adultas; trabalhar a formação litúrgica com os poucos grupos que existem assim como dar também um assessoramento a eles em suas caminhadas como também promover encontros que trabalhem a formação integral de nossos jovens.
Ao final da Assembleia foram criadas cinco equipes que terão a missão de direcionar os trabalhos, dentro das necessidades propostas para cada uma das prioridades escolhidas.
Que Deus possa abençoar a todos e que Nossa Senhora do Rosário seja nossa guia nas batalhas que teremos para atingir os objetivos propostos.
Fonte: Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, município de Ubá