O Natal é um dos momentos mais bonitos, quando vivenciamos em oração o nascimento de Jesus Cristo. Na Igreja Católica Apostólica Romana, os fiéis se preparam para a festa no primeiro Domingo do Advento de Natal, que teve início no dia 29 de novembro, seguido de mais três domingos que antecedem o Natal, cuja festa é prolongada com as celebrações da Sagrada Família, Santa Mãe de Deus, Epifania e Batismo do Senhor, essa última, no dia 10 de janeiro de 2021.
Na Diocese de Leopoldina, as 62 paróquias e mais de 500 comunidades eclesiais missionárias em 34 municípios da Zona da Mata Mineira, promoveram lindas celebrações, marcando este momento especial em família, seja através das missas presenciais ou celebrações transmitidas ao vivo pelas redes sociais.
Nesta quinta-feira, 24 de dezembro de 2020, o bispo diocesano, dom Edson Oriolo, presidiu a Solenidade do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Leopoldina (MG). A Santa Missa foi concelebrada pelo padre Marcelo Sérgio Barros, pároco desta comunidade de fé, sendo transmitida ao vivo pelas redes sociais da Diocese de Leopoldina e da paróquia.
Em sua homilia, dom Edson falou sobre o gestos dos fiéis de montarem o presépio em suas casas, destacando a preparação de nossos corações para que Esse Deus Menino possa continuar cada vez mais em nossas vidas, testemunhando nossa fé.
Fez reflexões sobre o Evangelho de São Lucas (Lc 1,67-79), citando sua sensibilidade de perceber como Deus entrou silenciosamente na história da humanidade, além de mencionar pontos importantes para entendermos o mistério da nossa fé, contando-nos detalhes sobre o nascimento de Jesus.
Por fim, dom Edson falou sobre as dificuldades do Povo de Deus neste ano, vivenciando uma crise sanitária que nos tirou da normalidade.
“Deus continua agindo na história e vem chamar a atenção de que devemos dar testemunho da nossa fé, devemos levar Essa Criança a tantos corações. Hoje estamos abrindo os corações para que Essa Criança continue agindo em nossas vidas. Nós temos que levar a esperança para tantas pessoas”, comentou.