O bispo da Diocese de Leopoldina dom Edson Oriolo presidiu a celebração desta Quinta-feira Santa, 9 de abril de 2020, na Capela Santa Terezinha, localizada no interior da residência episcopal, da Santa Missa que deu início ao Tríduo Pascal e relembrou a Última Ceia de Jesus com seus apóstolos, quando foi instituída a Eucaristia e o Sacramento da Ordem Sacerdotal.
Ele dedicou sua intenção de oração aos sacerdotes, em especial ao clero da Diocese de Leopoldina, que estão se dedicando a levar a Mensagem Relevada a tantas pessoas neste momento importante de fé.
Em sua homilia, lembrou o novo mandamento, quando Jesus lavou os pés dos discípulos e disse-lhes “Ame os outros como eu vos amei”, destacando o Seu gesto de simplicidade. Citou pensadores e literaturas antes de Cristo, que já descreviam sobre o amor, mas destacou a grandiosidade desse sentimento vivenciado por Jesus.
“Amor significa perdoar, ter paciência, compreensão, engolir amargo e cuspir doce, ter sensibilidade uns com os outros, perceber o Espírito Santo na vida dos nossos irmãos. Durante todo o seu ministério, Jesus mostrou e demonstrou isso”, comentou.
Sobre a Eucaristia, disse ser um grande Sacramento de encontro com Deus, mencionando Leão I, dito o Grande, que foi o 45º Papa da Igreja Católica, que já dizia ser uma maneira de perceber Jesus, através do Sacramento da Eucaristia.
Falou sobre os relatos nos evangelhos sinóticos da instituição da Eucaristia, quando Jesus repartiu o pão entre os discípulos dizendo “Este é o meu corpo”, destacando a riqueza chamada Eucaristia que Ele nos deixou.
“É um grande tesouro que as pessoas não entendem dentro deste contexto que estamos vivenciando. Temos que entrar na dimensão da Eucaristia espiritual para a nossa vida e crescermos cada vez mais no amor. Viver a Eucaristia hoje é viver o Evangelho em família e rezar juntos”.
Dom Edson também falou sobre a instituição do sacerdócio e elogiou a dedicação do clero da diocese de Leopoldina com a Evangelização. “Percebo o carinho dos sacerdotes de nossa diocese, todos preocupados e tristes, pois, gostam de ver a Igreja cheia na Semana Santa. Foram tantos momentos importantes e, agora, estão sozinhos, com apenas um grupo de pessoas”.
Encerrou sua homilia convidando os fiéis que estavam acompanhando a transmissão ao vivo pelas redes sociais a dobrarem os seus joelhos em família e rezar, principalmente para os sacerdotes. “Eles estão esperançosos, mas com dor no coração porque não estão com o querido Povo de Deus. Lembre do nome de seu sacerdote, reze por ele, agradeça a Deus em família”, encerrou.
A próxima Missa presidida pelo bispo diocesano será neste sábado, 11 de abril de 2020, quando acontecerá a Vigília Pascal, a celebração da Ressurreição de Jesus. Será transmitida ao vivo pela página oficial da Diocese de Leopoldina no Facebook e também em seu canal no Youtube.
Assessoria de Imprensa da Diocese de Leopoldina