São Cristóvão é popular em todo o mundo, em especial nesta região sudeste das Minas Gerais, onde os fiéis celebram sua festa litúrgica com muita fé e devoção, buscando intercessão.
O mártir cristão foi morto durante o reinado de Décio. Na Diocese de Leopoldina dá nome a uma paróquia, localizada no município de Cataguases (MG), sendo também padroeiro de oito comunidades eclesiais missionárias.
É patrono dos motoristas e, por isso, são realizadas carreatas e cortejos com a imagem do santo, tendo a participação expressiva de caminhoneiros, taxistas, entre outros condutores de veículos.
Na Paróquia Paróquia São Cristóvão e Imaculada Conceição de Cataguases, o Pe. Edson José Ribeiro Ferreira, administrador paroquial, com o apoio do Diác. Márcio José Ferreira Júnior, que exerce trabalho pastoral nesta comunidade paroquial, organizam novenas com a participação de padres da cidade e de outros municípios.
A programação para o dia 25 de julho prevê uma série de atividades celebrativas, tendo início às 07h00, com saída de uma carreata em frente ao acesso do bairro São Diniz; De 11h00 às 13h00 acontece o tradicional almoço de São Cristóvão; às 19h00 o Pe. Edson preside a Santa Missa Solene, com a participação do diácono Márcio.
Dom Edson Oriolo, bispo diocesano, preside uma Santa Missa, às 09h00, em Muriaé (MG), na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, que há décadas promove a tradicional festa. Muitas comunidades em toda a diocese também celebram a data. As programações podem ser conferidas nas redes sociais das paróquias.