21ª SEMANA DO TEMPO COMUM – De 22/08 a 28/08 –
MINHAS PALAVRAS SÃO ESPÍRITO E VIDA
- AMBIENTAÇÃO:
Bíblia, um jarro com flores, uma vela e se possível um pão ou um bolo para ser repartido no final do encontro.
- ACOLHIDA E ORAÇÃO INICIAL:
ANIMADOR(a): Chegamos para mais um encontro fechando esse ciclo do capítulo 6 do Evangelho de João onde queremos ressaltar a importância das Palavras de Jesus. Ele quer nos provocar. Sintamos provocados nesse dia ou nessa noite, em nome do Pai+ do Filho+ e do Espírito Santo.
TODOS: Amém!
Venham todos, é o Pai quem convida. Para a prece a renúncia ao amor. Sua morte que é fonte de vida, celebramos contritos Senhor.
1.Somos gente de Deus reunida. Para ouvir ó Senhor tua voz. E acolher a palavra de vida. Vida plena que queres pra nós.
2.Reunidos aqui nós irmãos. Cantar juntos num só coração. E pra fome de vida que temos. Tu serás, Ó Jesus nosso pão.
ANIMADOR(a): Ainda não temos noção de quanto tempo ficaremos sem nos reunir com grupos maiores, com a presença de tantos irmãos e irmãs, mas sejamos firmes na fé e na caminhada do povo de Deus.
SALMO
SALMO RESPONSORIAL – Salmo 33 (34)
Saboreai e vede como o Senhor é bom.
1.A toda a hora bendirei o Senhor, o seu louvor estará sempre na minha boca. A minha alma gloria-se no Senhor: escutem e alegrem-se os humildes.
2.Os olhos do Senhor estão voltados para os justos e os ouvidos atentos aos seus rogos. A face do Senhor volta-se contra os que fazem o mal, para apagar da terra a sua memória.
3.Os justos clamaram e o Senhor os ouviu, livrou-os de todas as suas angústias. O Senhor está perto dos que têm o coração atribulado e salva os de ânimo abatido.
4.Muitas são as tribulações do justo, mas de todas elas o livra o Senhor. Guarda todos os seus ossos, nem um só será quebrado.
5.A maldade leva o ímpio à morte, os inimigos do justo serão castigados. O Senhor defende a vida dos seus servos, não serão castigados os que n’Ele se refugiam.
ANIMADOR (a): Vamos fazer um instante de silêncio e cada um espontaneamente, vai repetir aquele verso do salmo que mais chamou a atenção.
- INTRODUÇÃO AO TEMA:
ANIMADOR (a): E os tempos difíceis continuam. Precisamos muitas vezes ter atitudes na nossa vida que provavelmente fará mudar o rumo dos acontecimentos e dos fatos. Jesus nos faz uma proposta e nos deixa livres. Cada um de nós façamos nossas escolhas. Assumir um compromisso ou recuar diante dos desafios. Quantas vezes, nós tivemos que recuar ou avançar em situações de nossas vidas? Pensemos.
- A IGREJA NOS FALA:
Doc 109 – Nº 160
LEITOR (a) 1: “ Pilar do Pão: liturgia e espiritualidade – A Eucaristia e a Palavra são elementos essenciais e insubstituíveis para a vida cristã. Para que a comunidade de fé seja casa aberta para todos, exercendoo acolhimento ativo, a dinâmica da saída como conatural à sua existência, ela precisa se nutrir do essencial, daquele “Pão da Vida” (Jo 6,35)
LEITOR(a) 2: “É necessário evitar a separação entre culto e misericórdia, liturgia e ética, Celebração e serviço aos irmãos”. (nº163) O espírito é que dá vida e a proposta de Jesus é unir fé e vida. Ação e Oração. É estar no mundo mas sabendo que não é do mundo. Ele nos desafia e nos faz sentir que o seu seguimento exige mudanças.
- DEUS NOS FALA:
ACLAMAÇÃO
Aleluia! Aleluia! Como o Pai me amou assim também eu vos amei
Aleluia! Aleluia! Como eu estou no Pai, permanecei em mim.
EVANGELHO Jo 6, 60-69
- PARTILHANDO:
- O que ele quer dizer comer sua carne e beber seu sangue?
- Por que muitos ficam escandalizados?
- Qual o sentido das palavra de Pedro para nós ?
REZANDO:
ANIMADOR(a): Cada um de nós no silêncio de seu coração, faça a sua prece lembrando que hoje a Palavra de Deus nos convida a refletir sobre a importância do Pão da vida que é Jesus.
TODOS: No silêncio do coração, o Senhor quer ouvir a tua voz. Onde iremos senão a ti. Pois só tu, tens palavras de amor.
- Quando comungamos o Corpo e o Sangue de Jesus dizemos Amém. Significa que aceitamos sua proposta, significa que estamos na trilha dos doze. Queremos comungar Senhor seu corpo e sangue mas fazendo com que ele transforme em vida plena.
- Perdão Senhor, quantas vezes optamos por desistir da caminhada. Achamos dura as suas Palavras. Perdão quando nós queremos um Messias mágico e que nos deixa acomodados. Perdão se não nos colocamos na luta e nos deixamos levar pelo desânimo. Fortaleça-nos com sua Palavra e com o sacramento.
- Que a Eucaristia na nos alimenta e nos faça homens e mulheres comprometidos com a fé e na busca da transformação da sociedade. Que nós tenhamos Senhor fé e que nossa caminhada seja consciente de que o seu seguimento é caminho não de progresso ou de vitória mas aos olhos do mundo, é o caminho da derrota.
- ORAÇÃO DE ENCERRAMENTO:
LEITOR(a) 1:. “Vocês também querem ir embora?” (Jo 6,67), à qual Simão Pedro respondeu: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna” (Jo 6,68) é para nós que ela é dita agora. Não queremos, Senhor apenas responder com uma frase já pronta que seja parecida à de Pedro. Queremos sim, seguir o caminho com Cristo é comer a sua carne e beber o seu sangue. Senhor, ajuda-nos a assumir a nossa própria humanidade até o fim, e inspirando nela e deixando transformar por esse Jesus da história, para nos tornarmos com ele o que ele próprio se tornou na Páscoa: o Cristo, o Senhor, o Filho de Deus
LEITOR(a) 2: Senhor, temos dificuldade na nossa Igreja, aceitar viver a sua humanidade e crer que é através dela que Deus pode ainda falar e se comunicar. Ajuda-nos a aceitar o Cristo humano, Senhor, nos tornando mais humanos.
- O QUE FICOU DO ENCONTRO:
ANIMADOR (a) : Cuidemos para não interpretar erroneamente as palavras de Jesus no v. 63 quando diz que “É o Espírito que dá a vida; a carne para nada serve”. Às vezes, usa-se essa frase (e outras de João) para justificar uma religião dualista, onde tudo que é “espírito” é bom e tudo que é material é do mal! Aqui, João não distingue duas partes do ser humano; mas, duas maneiras de viver! A “carne” é a pessoa humana entregue a si mesma, incapaz de entender o sentido profundo das palavras e dos sinais de Jesus; o “espírito” é a força que ilumina as pessoas e abre os seus olhos para que possam entender a Palavra de Deus que se pronuncia em Jesus. No meio de tantas propostas de vida, estamos convidados a reencontrarmos a fonte da verdadeira felicidade e da verdadeira vida, fazendo a experiência de Pedro, que descobriu que Jesus “tem palavras de vida eterna”
Que a Senhor Deus, nos abençoe a todos em nome do Pai+ do Filho e+ do Espírito Santo.
TODOS: Amém
- CANTO FINAL
O pão da vida a comunhão nos une a Cristo e aos irmãos e nos ensina a abrir as mãos para partir. Repartir o pão
1. Se neste pão, nessa comunhão, Jesus por nós dá a própria vida. Vamos também repartir os dons. Doar a vida por nosso irmão.