Após quatro meses de reforma e restauro interno da Matriz Nossa Senhora Madre de Deus, distrito de Angustura, em Além Paraíba (MG), no último dia 01 de outubro, o padre Paulo Emílio Carneiro Xavier rezou a Santa Missa em ação de graças pela finalização das obras internas da Igreja.
A Matriz Nossa Senhora Madre de Deus, no distrito de Angustura, é uma igreja datada de 1886, portanto, encontra-se no grupo das mais antigas igrejas da Diocese de Leopoldina. Ao longo de todos esses anos passou por várias reformas e restauros. A última foi realizada no ano 2000, agora, após 22 anos, passou novamente por um período de reforma, restauro e manutenção da Igreja e de algumas peças sagradas que se encontravam em estado decadente.
Devagar tudo ganhou forma, reparos foram realizados, peças valiosas restauradas e, o mais importante, tudo que foi feito teve em vista uma maior valorização do projeto original, para que não se perdesse a história da igreja e do lugar.
Percebendo a necessidade de uma maior valorização do espaço sagrado e da história, realizamos um processo de pesquisa, levantamento de fotos antigas e arquivos que nos possibilitaram saber como era sua parte arquitetônica, e também a disposição de suas imagens. Assim sendo, com base nesses acervos, conseguimos retornar com a imagem da padroeira para o trono, deixando, deste modo, todo conjunto do altar mor o mais parecido possível com o original.
Realizamos a confecção da mesa de comunhão, que com o tempo havia se perdido, destacamos ainda que restauramos e retornamos com a imagem de Nossa Senhora das Graças para o lugar onde ela havia sido entronizado no ano de 1920, bem como deixar com que um grande crucifixo – que por alguns anos ficou no presbitério pudesse agora voltar para seu antigo lugar de origem, além das imagens de São Benedito e São Sebastião retornarem para altares laterais a elas dedicados e entronizados no ano de 1886, ano ao qual realizou-se a inauguração da igreja.
A Santa Missa de ação de graças realizada no último dia 01 de outubro marcou o fim de todo esse restauro e também a abertura das festividades em honra a Santa Mãe de Deus.
Quanto as festividades da padroeira neste ano de 2022 tivemos a participação das comunidades pertencentes a Matriz, a presença de alguns visitantes amigos e também de alguns padres que rezaram conosco:
Pe. Agnaldo, Pe. Antônio Márcio, Pe. Douglas Navarro (arquidiocese do Rio de Janeiro), Pe. Fernando, Pe. Ramiro (diocese de Campos), Pe. Reginaldo, Pe Wallace e Mons. Antônio Chamel. Também nos visitou e auxiliaram nas celebrações os seminaristas de nossa diocese, Augusto e João Pedro.
Enfim nossas festividades contaram com uma participação expressiva de fiéis que com a graça de Deus e o patrocínio de Nossa Senhora puderam com alegria e muita fé celebrar a Santa Mãe de Deus.
“Nesses dias de festa nosso coração encheu-se de alegria. Foram momentos maravilhosos, encantadores, de muita emoção. O festejo foi lindo, juntamente com a reinauguração da nossa Igreja, que ficou ainda mais encantadora. Delicadeza em cada detalhe, simplesmente tudo maravilhoso. Que Deus abençoe nosso Padre Paulo Emílio e toda nossa comunidade”, comentou Mariana Sabino Coelho Mendonça
Para Maria Lúcia Saviolo Pitassi, a festa da padroeira foi realizada de uma maneira singular. “Foi linda a festa. As celebrações das Missas, da novena e procissão, deixaram nossos corações também em festa. Eu como fiel só tenho a agradecer por tudo o que temos vivido. Parabéns Padre Paulo Emilio, pela reforma de nossa Matriz e pela belíssima festa”, comentou.
Solange Aparecida Dias Ferreira disse que não tem como explicar tamanha felicidade, ao ver tantas coisas boas que Deus preparou para os fiés nos últimos dias. “Estávamos sozinhos, carentes, precisando de um padre presente na comunidade e Deus, que nos enviou um anjo de estatura pequena, mas com grande espiritualidade. Muito obrigada Padre Paulo Emílio. pelo seu pastoreio, a festa foi maravilhosa doze dias só de bênçãos e muita alegria”.
PASCOM – Paróquia Nossa Senhora Madre de Deus.