O título da invocação mariana ‘Nossa Senhora do Sagrado Coração’ foi criado em 1859 pelo Pe. Júlio Chevalier, fundador dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus. Sua iconografia demonstra Maria apontando para o Coração do Menino Jesus, sendo a festa litúrgica celebrada no dia 31 de maio.
Na Diocese de Leopoldina existe uma paróquia dedicada à Nossa Senhora do Sagrado Coração, localizada em Muriaé (MG), no bairro Dornelas, onde surgiu como comunidade vinculada à Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, organizada pelo carisma dos padres Missionários do Sagrado Coração.
Com o crescimento da Comunidade, a Diocese de Leopoldina, através do Bispo Dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho, tornou público o decreto de criação da Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração, no dia 2 de fevereiro de 1996, sendo a primeira Paróquia Diocesana de Muriaé.
A paróquia tem como pároco o Pe. Valtenir Lima, que promoveu uma série de atividades para festejar a padroeira. Inicialmente foi feito um novenário em honra a Nossa Senhora do Sagrado Coração, que contou com à presidência de vários sacerdotes da diocese.
No domingo (28) comemorou-se o dia da padroeira, que começou com a primeira Santa Missa do dia às 7h. Às 8h30 foi a vez de acontecer a 15° edição do “Pedalando com Maria” que encerrou-se com o tradicional almoço de confraternização no salão paroquial. Às 18h, uma procissão luminosa percorreu as principais ruas do bairro encerrando com a coroação da Virgem Maria e a Santa Missa Solene.














