O povo de Deus presente em Ubá (MG) celebrou nesta terça-feira, 15 de agosto de 2023, o centenário de criação da Paróquia Nossa Senhora do Rosário. As comemorações tiveram início no ano passado, com a abertura do ‘Ano Jubilar’, quando todos foram convidados a vivenciar este momento histórico tão importante. As festividades transcenderam o aspecto paroquial, sendo comemorada por devotos de toda a região.
A abertura da novena preparatória para o centenário tive início no dia 06 de agosto e se estendeu até o ‘Dia do Centenário’, com Solene Celebração Eucarística presidida pelo bispo diocesano, dom Edson José Oriolo dos Santos e concelebrada pelo pároco local, monsenhor Alexandre dos Santos Ferraz. Também fora os concelebrantes os padres Eduardo Francisco, vigário forâneo de Ubá; monsenhor José Carlos Ferreira Leite, vigário forâneo de Cataguases; padre Luiz Neto, vigário paroquial da Paróquia Santa Rita de Cássia de Miradouro e com a participação do padre João Victor Melo Martins, cerimoniario do bispado.
O tema central do centenário refletiu sobre o tema “Celebrando e Centenário, caminhando juntos como Igreja Sinodal”, trazendo à luz a profunda significância da união para a contínua construção da comunidade de fé. O centenário é uma oportunidade de constatar que, ao longo desses cem anos de jornada, muitos testemunharam a colaboração e a solidariedade entre os fiéis, que foram e têm sido alicerces essenciais na formação e fortalecimento da Igreja.
“São cem anos de evangelização, de anúncio da Palavra de Deus nesta comunidade paroquial, irradiado no coração de tantas pessoas que fizeram parte desta história e hoje estão junto do Pai”, disse o bispo em homilia. Ele destacou ainda que tem um carinho muito especial por Ubá, uma cidade cujo crescimento tem se destacado acima da média nacional, com um povo essencialmente religioso. “A religiosidade faz parte da vida das pessoas e o bispo, como primeiro servidor, tem essa responsabilidade de fazer com que a Palavra de Deus possa continuar chegando no coração das pessoas”, refletiu.
Dom Edson Oriolo concluiu sua homilia fazendo memória a tantas pessoas que já entraram na Igreja Matriz para dobrar os seus joelhos, derramando lágrimas e recorrendo à Maria para que possa interceder junto de Deus com os seus pedidos. Disse ainda que a fé é um dom, um presente que Deus nos concedeu. “Essa Igreja cheia significa que as pessoas do passado lançaram a semente de Deus em nossos corações. Que vocês possamos continuar essa missão, rezando e buscando as coisas do alto”.
Monsenhor Alexandre dos Santos Ferraz, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, fez uma série de agradecimentos a tantas pessoas que contribuíram e ajudaram na preparação da festa. “A celebração da novena em preparação para esta festa demonstrou a expressão de que esta paróquia vive o seu processo de evangelização dentro da dinâmica sinodal. Com muito carinho e criatividade foi preparada a liturgia e a nossa comunidade paroquial se fez presente durante todo o novenário”, agradeceu o monsenhor.
Ao final da celebração, o momento culminante foi conduzido pelo monsenhor Alexandre, que realizou o solene ato de descerramento do brasão do centenário. Este emblemático brasão encontra-se agora em destaque no jardim em frente à Igreja Matriz. Ele representa não apenas um símbolo visual impressionante, mas também carrega consigo a profundidade da manifestação de fé, compromisso e devoção que tem sido a essência desta comunidade paroquial ao longo de todos esses anos.
EXPOSIÇÃO RESGATA A HISTÓRIA DA PARÓQUIA.
A exposição realizada nos salões paroquiais da paróquia resgatou de maneira excepcional a sua rica história, oferecendo uma oportunidade única para o público explorar os tesouros históricos que moldaram a jornada espiritual do povo de Deus presente em Ubá (MG). Uma coleção impressionante de materiais de valor histórico significativos foi cuidadosamente montada e aberta para visitação, permitindo que os interessados mergulhassem nas páginas do passado.
Os salões se transformaram em um verdadeiro passeio pelo tempo, onde descrições cruciais do livro de tombo foram habilmente transformadas em banners ilustrativos, tornando a história mais acessível e envolvente para os visitantes. Além disso, um impressionante acervo fotográfico da paróquia foi meticulosamente digitalizado e impresso, dando vida a diversas galerias organizadas cronologicamente, capturando os momentos mais marcantes e os acontecimentos históricos.
Sob o inspirador tema “Carinho e Amor de Deus por Ubá”, a exposição teve a curadoria da senhora Vilma, com a colaboração de muitas pessoas. Um toque especial veio das maquetes cuidadosamente criadas por crianças e jovens de escolas públicas da região, como parte de um concurso promovido pela paróquia. Essas maquetes enriqueceram os ambientes espaçosos e cuidadosamente divididos, transformando a exposição em uma experiência imersiva.
Um ponto alto que merece destaque foi a criação de um mini cinema dentro da exposição. Neste espaço, os visitantes puderam assistir ao emocionante filme da Sagração do Altar da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário. Este momento icônico foi registrado em uma Solene Celebração Eucarística presidida por Dom Gerardo Ferreira Reis, o segundo bispo da Diocese de Leopoldina. O filme, que traz consigo um toque de nostalgia, foi resgatado graças aos esforços da paróquia, que contratou uma empresa especializada em técnicas avançadas de manuseio de películas cinematográficas, tornando possível esse valioso resgate histórico.
Essa exposição não apenas resgatou a história da religiosidade do povo de Ubá, mas também reforçou a importância de valorizarmos nossas raízes e a trajetória que nos trouxe até aqui. Ela serviu como um testemunho vivo da dedicação e da fé que moldaram a vida da comunidade paroquial, além de proporcionar uma perspectiva única para as gerações futuras, inspirando-as a continuar a jornada com o mesmo carinho, amor e devoção que permearam cada capítulo da nossa história.
HISTÓRIA DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE UBÁ
A Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Ubá (MG) foi criada pelo então Arcebispo de Mariana, dom Helvécio Gomes de Oliveira, no dia 15 de agosto de 1923.
A antiga capela pertencia à Paróquia São Januário, também em Ubá. Existem poucos registros sobre os primórdios da antiga capela de Nossa Senhora do Rosário, mas sabe-se que é datada de 1844 e sua localização ficava nas proximidades da atual Igreja Matriz.
Com a publicação do decreto instituindo uma nova paróquia em Ubá (MG), o arcebispo de Mariana pediu para que fosse construída uma Igreja Matriz, tendo em vista o estado precário de conservação da antiga capela, demolida em 1924.
No documento consta uma recomendação para a realização das celebrações na Igreja de São José, até que fossem concluídas as obras do novo templo, que demorou 37 anos para ser construído. A Igreja de São José não existe mais. Ficava localizada onde hoje é a Praça Independência.
Consta nos registros da Paróquia Nossa Senhora do Rosário que as obras tiveram momentos difíceis, como o bombardeio aéreo da Revolução de 1930, que atingiu alguns pontos da cidade de Ubá, incluindo a construção da Igreja Matriz.
Já em 1955 foram retomadas as obras pelo padre Pedro Moreira, que também foi reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida de Leopoldina. Sua imponente construção, com duas torres, no estilo arquitetônico neoclássico, foi custeada por doações do povo de Deus presente em Ubá (MG), provindas das peregrinações de Nossa Senhora, de vendas de ovos e fumo.
Nossa Senhora do Rosário foi considerada padroeira principal do município, através da bula pontifícia datada de 06 de Ano novembro de 1961. A “Penitenciaria Apostólica” também concedeu indulgencia plenária a todos que participassem da festa de Nossa Senhora.
A Igreja e o altar foram sagrados em 8 de dezembro de 1961, pelo então bispo de Leopoldina, Dom Gerardo Ferreira Reis. Em 1966 a imagem da padroeira recebeu Coroação Pontifícia do Papa João XXIII.































