Há mais de 15 anos a Romaria da Diocese de Leopoldina ao Santuário Nacional de Aparecida tem sido um evento anual marcante. Nessa ocasião, os devotos do sudeste das Minas Gerais se unem em caravanas para render louvores e venerar a Deus, através da intercessão de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil.
De acordo com levantamentos realizados nas paróquias, cerca de 40 ônibus provenientes de diversas localidades da região dirigiram-se a Aparecida. Milhares de fiéis participaram da Solene Celebração Eucarística, que foi presidida por Dom Edson Oriolo no dia 19 de agosto de 2023. Vários sacerdotes do clero diocesano também se uniram à celebração como concelebrantes.
Durante a homilia, Dom Edson enfatizou a importância desse momento na nossa fé, quando muitos experimentam a vivência cristã e emergem do santuário como discípulos missionários de Jesus Cristo. Ele expressou: “Nesta manhã, todos nós nos congregamos na Casa de Nossa Senhora, sob o manto desta Mulher, para internalizar as riquezas das lições transmitidas por seu filho”.
A Santa Missa foi transmitida ao vivo pelo canal da TV APARECIDA e também pelas plataformas de redes sociais. Um gesto tocante ocorreu quando Dom Edson convidou a todos presentes, bem como aos espectadores acompanhando a Missa de suas casas, a estenderem os braços sobre seus entes queridos, orando uma ‘Ave Maria’. As emoções dos fiéis eram perceptíveis nesse tocante momento de comunhão.
Após a celebração eucarística, Dom Edson Oriolo gentilmente concedeu uma entrevista ao programa ‘Sábado no Santuário’, que destaca as diferentes romarias que convergem para o Santuário Nacional. Durante um bate-papo descontraído com o apresentador Alan Patrick Zuccherato, o bispo ressaltou a profundidade da religiosidade entre o povo da Diocese de Leopoldina. A entrevista completa está disponível para apreciação.


















