A comunidade paroquial de Nossa Senhora das Dores, na cidade de Dona Euzébia (MG), acolheu com carinho o padre Divani da Silva Freitas Neto, novo administrador paroquial. A Solene Celebração Eucarística que marcou o início do ministério do padre Divani aconteceu na noite desta quarta-feira, 31 de janeiro de 2024 e foi presidida pelo bispo diocesano, dom Edson Oriolo, sendo concelebrada por diversos sacerdotes do clero diocesano, com a participação de fiéis da cidade e de outras regiões, sobretudo da Paróquia São José Operário de Cataguases, onde o padre Divani trabalhou nos últimos anos.
Em homilia, dom Edson Oriolo refletiu sobre a missão de um sacerdote como colaborador da ordem episcopal, ajudando o bispo na evangelização de uma pequena porção do povo de Deus em uma diocese. Destacou ainda a forte religiosidade nesta região e o carinho do povo para com os sacerdotes, que participam na vida das famílias em momentos marcantes como batizados, casamentos, entre outros sacramentos, além da afetiva vivência comunitária. “A Igreja coloca um sacerdote em uma comunidade para que ele possa estar junto do povo em seus diversos momentos”, enfatizou.
A Santa Missa foi marcada por ritos que demonstram a entrega de um sacerdote em uma comunidade paroquial, sobretudo nos ritos finais, marcada pela acolhida do povo de Dona Euzébia ao padre Divani, com a leitura de uma carta que expressou carinho por sua chegada. “Oferecemos ao senhor a nossa amizade, orações e a disponibilidade no dia a dia. Louvamos a Deus pelo dom de sua vida e pelo o seu sim. Que Ele o abençoe na sua nobre missão em nossa paróquia e que a nossa Mãe, Maria Santíssima, o guarde e o proteja”, expressaram.
Padre Divani também fez o uso da palavra para agradecer o carinho das comunidades paroquiais onde exerceu o seu ministério e a acolhida do povo de Dona Euzébia. “Agradeço a oportunidade pelo Senhor ter me chamado para ser pastor do Seu rebanho. É pela vontade e misericórdia de Deus que somos chamados a vida e a santidade. Nesse caminho, louvo ao Senhor pela minha experiência de pastor de rebanhos nas diversas comunidade paroquiais por onde passei”, agradeceu.
O sacerdote também comentou que veio de coração aberto para caminhar junto do povo e fazer uma linda história de amor de Deus, sempre disposto a uma experiência de vida junto a nova comunidade paroquial. “Rezem por mim, venho como pastor para caminhar na frente e junto de vocês, para sentir o cheio e o coração das ovelhas, sendo um pastor misericordioso”, comentou.
Por fim, o padre Divani agradeceu ao bispo diocesano pela oportunidade de assumir essa nova missão, dizendo que reza a Deus que continue a lhe conceder sabedoria para continuar regendo com amor a nossa querida Diocese de Leopoldina. “Conto com a sua experiência e conselhos para me auxiliar quando precisar”, concluiu





















Pe. Divani da Silva Freitas Neto
Divani da Silva Freitas Neto nasceu no dia 05 de janeiro de 1980, em Cataguases (MG). É filho de Jorge Simões de Freitas e Margarida Maria da Silva. Fez os seus primeiros estudos na Escola Estadual Dr. Astolpho Resende, no Distrito de Sereno. Concluiu o segundo grau na Escola Estadual Manoel Inácio Peixoto, em Cataguases.
Cursou filosofia no Instituto Teológico Arquidiocesano Santo Antônio, em Juiz de Fora (MG), concluindo o curso em 2002. Também pelo seminário de arquidiocesano formou-se em teologia (2006).
Recebeu os ministérios de leitorato e acolitado no Seminário Maior Nossa Senhora de Guadalupe, da Diocese de Leopoldina, localizado em Juiz de Fora, no dia 26 de abril de 2002, em celebração presidida por Dom Dario Campos.
Foi ordenado diácono no dia 08 de dezembro de 2006, na Catedral de São Sebastião, em Leopoldina (MG), pela imposição das mãos de Dom Dario Campos. Exerceu o seu ministério diaconal na Paróquia São Sebastião de Ubá (MG), entre janeiro e agosto de 2007.
Sua ordenação presbiteral aconteceu em Cataguases (MG), no Distrito de Sereno, no dia 04 de agosto de 2007, no Parque de Exposições, local onde foi acolhida uma numerosa representações de fiéis. Sereno pertence canonicamente à Paróquia Sant’Ana, do município de Santana de Cataguases. O bispo ordenante foi Dom Dario Campos.
Tão logo foi ordenado sacerdote, foi designado para trabalhar como vigário paroquial da Paróquia Sant’Ana, na cidade de Pirapetinga (MG), entre 16/08/2007 e 22/12/2007. Também exerceu o seu ministério sacerdotal nas paróquias de São Sebastião de Cachoeira Alegre; Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Muriaé; Paróquia São Benedito de Leopoldina e Paróquia São José Operário de Cataguases. Agora, assume os trabalhos de evangelização na Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Dona Euzébia (MG).
