Com o tema “Chamou os que ele quis. E ele foram até ele” (Mc 3, 13), a Diocese de Leopoldina realizou o segundo encontro vocacional deste ano. Jovens de diversas regiões forâneas que pretendem ingressar no seminário participaram deste momento importante que antecede a fase propedêutica.
A Santa Missa que marcou a abertura do ‘Segundo Encontro Vocacional’ foi presidida por Dom Edson Oriolo na manhã deste sábado, 15 de junho de 2024, no Seminário Nossa Senhora Aparecida, em Leopoldina (MG). Foram os concelebrantes os padres Adilson Dias Nery, reitor do Seminário Nossa Senhora Aparecida, e Rodrigo de Carvalho, assessor eclesiástico da Pastoral Vocacional.
Durante homilia, dom Edson Oriolo falou sobre o ‘Sim’ de Maria e seu exemplo de entrega e confiança em Deus, quando respondeu ao anjo Gabriel “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lucas 1,38). O bispo de Leopoldina disse que a decisão de Maria foi difícil, pois envolvia grandes riscos e renúncias, mas a sua confiança em Deus foi maior. Dom Edson também refletiu sobre o significado da palavra decisão no contexto do seminário, que significa escolher caminhos, respondendo ao Chamado, sendo uma vida que exige renúncias para abraçar o serviço e devoção a Deus.
O segundo encontro vocacional foi realizado entre os dias 14 e 16 de junho de 2024 e contou com a assessoria de uma psicóloga, sacerdotes e seminaristas do Seminário Nossa Senhora de Guadalupe de Juiz de Fora e do Seminário Nossa Senhora Aparecida de Leopoldina. Os dias foram marcados por momentos de oração, reflexão, dinâmicas de grupo, conversas e momentos de espiritualidade, tendo os participantes a oportunidade de refletirem sobre a vocação presbiteral, vislumbrando a possibilidade de ingressarem no seminário. Ao longo deste ano, serão realizados outros encontros, que definirão o ingresso dos jovens na fase propedêutica.


















