A Paróquia Santo Antônio, localizada no município de Visconde do Rio Branco (MG), acolheu o monsenhor Antônio Luiz da Silva como ‘Pároco Solidário’ (cf. Cân. 517 §1) da referida comunidade paroquial.
Juntamente com o padre Marcelo de Aguiar Morais (pároco), tem a missão de intensificar, cada vez mais, os trabalhos de evangelização em Visconde do Rio Branco (MG). Esse foi um dos pontos da reflexão de dom Edson Oriolo, durante homilia em Solene Celebração Eucarística que marcou o início de ministério do monsenhor Antônio, realizada na noite desta segunda-feira, 22 de julho de 2024.
O bispo de Leopoldina destacou a possibilidade de elevar a Igreja Matriz à dignidade de Santuário, mas destacou a necessidade de uma mobilização mais intensa da comunidade paroquial. “Quero que esta Igreja seja um santuário, com missas todos os dias, com muitas atividades para atender este povo tão piedoso e temente a Deus”, comentou o bispo.
Dom Edson conclamou as forças vivas da paróquia para uma mobilização das pastorais e movimentos, para que ajudem o padre Marcelo de Aguiar Morais e o monsenhor Antônio Luiz da Silva nesta missão. Ele incentivou a criação de diversos momentos como Hora Santa, exposição do Santíssimo Sacramento, Via Sacra, entre tantas outras ações das pastorais e movimentos da Igreja.
O ‘PÁROCO SOLIDÁRIO’.
O Cânon 517 §1 do Código de Direito Canônico (CDC) estabelece a figura do Pároco Solidário, uma modalidade de gestão paroquial colaborativa, que visa atender às demandas pastorais de uma determinada comunidade paroquial. O Monsenhor Antônio Luiz da Silva se insere neste contexto, sobretudo para esta nova realidade em Visconde do Rio Branco.
ACOLHIDA
Um representante da comunidade paroquial fez um discurso dando boas-vindas ao monsenhor Antônio, destacando que para tudo há um tempo, o de semear, de colher, tempo de nascer e morrer, tempo para chorar e sorrir, tempo de chegada e de partida. “A chegada de mais um sacerdote na comunidade paroquial de Santo Antônio é tempo de sorrir e festejar, é um tempo de Graça de Deus”, manifestaram.
SOBRE O MONSENHOR ANTÔNIO LUIZ DA SILVA
Monsenhor Antônio Luiz da Silva nasceu no dia 16 de setembro de 1957, em Guidoval (MG). É filho de João Eduardo da Silva e Cecília Gregória da Silva (In memorian). Em sua terra natal fez os seus primeiros estudos, na Escola Estadual Guido Marliére. De uma família muito religiosa, ainda na infância, participava das Santas Missas todos os domingos, andando cinco quilômetros para chegar até a Igreja. O seu avô materno, o seu pai e primos foram presenças marcantes nas reuniões da Sociedade São Vicente de Paula e nesses encontros, Antônio Luiz da Silva teve o seu despertar vocacional.
Muitos foram os que o influenciaram para seguir a vocação sacerdotal, como o padre José Catarino Umbelino e, sobretudo, o Monsenhor Lincoln Ramos, que trabalhou em Guidoval durante um período de vacância da Paróquia Sant’Ana.
Em 1986 morou com o Cônego Vinícius Santos e Silva na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Ubá (MG), contribuindo com os trabalhos pastorais na referida comunidade paroquial e concomitantemente estudando o segundo grau. Concluiu o ensino médio em 1989, na Escola Municipal Prof. José Alvares Filho, em Guarani (MG), onde trabalhou como seminarista e foi assistido pelo padre Jorge Luiz Passon, então pároco do Divino Espírito Santo.
Já em 1990 foi acolhido no Seminário Diocesano de Juiz de Fora. Com a transferência dos seminaristas para uma casa de formação em Belo Horizonte, o então seminarista Antônio Luiz deu continuidade aos seus estudos de filosofia no Instituto São Thomás de Aquino (1992), além de estudar algumas disciplinas na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Cursou teologia no Seminário Arquidiocesano do Coração Eucarístico de Jesus – Belo Horizonte (1993 a 1996).
Recebeu os ministérios de Leitorato e Acolitato em meados de 1995, na Paróquia São José Operário de Cataguases (MG). Foi ordenado diácono pelo bispo diocesano Dom Ricardo Pedro Chaves, no dia 18 de novembro de 1995, também na Paróquia São José Operário de Cataguases.
Foi ordenado sacerdote por Dom José Belvino, bispo de Divinópolis, no dia 14 de dezembro de 1996, na Igreja Matriz Sant’Ana, em Guidoval (MG).
Trajetória ministerial
– Vigário Paroquial da Paróquia São João Batista, em Visconde do Rio Branco (1997);
– Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Encarnação, em Guiricema (1997);
– Administrador Paroquial da Paróquia São Sebastião, em Visconde do Rio Branco (1997 a 2000);
– Pároco da Paróquia São José, em Tocantins (2000 a 2005);
– Pároco da Paróquia N. Sra. do Rosário, em Cataguases (2005 a 2008);
– Pároco da Paróquia Santo Antônio, em Miraí (2008 a 2013);
– Administrador Paroquial da Paróquia São José, em Leopoldina (2014);
– Administrador Paroquial da Paróquia São José, em Além Paraíba (2014 a 2017);
– Administrador Paroquial da Paróquia São Francisco de Paula, Distrito de Vista Alegre (2017 a 2019);
– Administrador Paroquial da Paróquia Imaculada Conceição e São Cristóvão, em Cataguases (2017 a 2021).
– Pároco da Paróquia Santo Antônio de Santo Antônio do Aventureiro (MG), de 15 de junho de 2021 a 22 de julho de 2024.
– Atualmente, desde o dia 22 de julho de 2024, ‘Pároco Solidário’ (cf. Cân. 517 §1) da Paróquia Santo Antônio, de Visconde do Rio Branco (MG).