A Diocese de Leopoldina celebrou com fervor a festa de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas. Em diversas paróquias da região, os fiéis se reuniram para homenagear o santo mártir, conhecido por sua fé inabalável e sua força para carregar o Menino Jesus.
As celebrações, que se estenderam por vários dias, incluíram novenas, missas solenes, procissões e bençãos de veículos. O ponto alto da festa foi a celebração do dia 25 de julho, data dedicada a São Cristóvão.
Em Cataguases, cidade que abriga a única paróquia da diocese com o nome do santo, a celebração eucarística foi presidida por Dom Edson Oriolo, bispo diocesano. Em sua homilia, refletiu sobre a imagem de São Cristóvão carregando o Menino Jesus, destacando a importância de levar Cristo em nossos corações.
Além da paróquia de Cataguases, o bispo diocesano também participou dos novenários em algumas comunidades eclesiais missionárias que tem São Cristóvão como padreiro, a exemplo das tradicionais festividades em Itamarati de Minas e em Leopoldina.
Em diversas localidades da diocese, os motoristas e seus veículos foram abençoados pelos sacerdotes durante as carreatas, um momento especial de devoção e pedido de proteção divina. A tradição de benzer os veículos, além de ser uma demonstração de fé, também reforça a importância da segurança nas estradas.

Comunidade de São Cristóvão, na Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos de Itamarati de Minas (Crédito: PASCOM)


