A devoção a São Sebastião é uma característica comum da maioria das comunidades paroquiais que compõem a Diocese de Leopoldina. Não apenas as matrizes, mas diversas comunidades eclesiais-missionárias celebram com entusiasmo e devoção a festa de seu querido patrono.
No contexto do Jubileu da Esperança, as festividades deste ano serão vivenciadas com maior entusiasmo.
A maioria das paróquias celebrará a novena entre 11 e 19 de janeiro, com a festa no dia 20 de janeiro. Outras comunidades, de acordo com a realidade e circunstâncias específicas, celebrarão até o mês de fevereiro.
Nosso Bispo Diocesano, Dom Edson Oriolo, honrado com o convite dos senhores párocos, prestigiará diversas paróquias que têm o Santo Mártir como padroeiro fazendo-se presente na novena ou no dia da festa, de acordo com a seguinte programação:
- 16 de janeiro, às 19h, Paróquia São Sebastião de São Geraldo-MG;
- 17 de janeiro, às 19h, Paróquia São Sebastião de Visconde do Rio Branco-MG, às 19h;
- 18 de janeiro, Paróquia São Sebastião de Cachoeira Alegre-MG, às 18h;
- 19 de janeiro, Paróquia São Sebastião de São Sebastião da Vargem Alegre-MG, às 10h;
- 19 de janeiro, Paróquia de São Sebastião de Uba-MG, às 19h;
- 20 de janeiro, Paróquia São Sebastião de Pirauba-MG, às 10h;
- 20 de janeiro, Catedral Diocesana de São Sebastião de Leopoldina-MG, às 18h.
O grande Mártir é o padroeiro da sede de nossa diocese e titular da Igreja Catedral, que é a mãe de todas as igrejas da circunscrição eclesiástica. Por isso, sua festividade, na Catedral, tem o grau litúrgico de solenidade. Neste ano, a celebração será marcada pela revitalização do Cabido Diocesano, que é um colégio de sacerdotes que terão a responsabilidade de solenizar a vida litúrgica da própria Catedral e prestar auxílios ao bispo, no seu governo pastoral, especialmente nas questões patrimoniais. A cerimônia está marcada para as 18h, com a posse de nove novos cônegos.
Que o glorioso Mártir São Sebastião, protetor contra a peste, a fome e a guerra, continue abençoando nossa querida diocese.