Na manhã desta Quinta-feira Santa, 17 de abril de 2025, a Catedral de São Sebastião, em Leopoldina (MG), acolheu uma expressiva representação de fiéis e sacerdotes do clero diocesano, religiosos e religiosas de diversas congregações, seminaristas tantas outras pessoas para a Missa dos Santos Óleos, ou Missa da Unidade, quando todos testemunharam um dos momentos mais significativos do Ano Litúrgico: a bênção dos Óleos dos Catecúmenos e dos Enfermos, bem como a consagração do Santo Crisma, realizada por dom Edson Oriolo, bispo diocesano. Estes óleos sagrados serão utilizados ao longo do ano nas celebrações dos sacramentos em toda a diocese.
Durante a liturgia, o clero renovou solenemente suas promessas sacerdotais, em gesto de fidelidade e comunhão com o seu bispo. A celebração manifesta, de modo profundo, a unidade eclesial, o vínculo pastoral e o espírito sinodal que animam esta Igreja Particular de Leopoldina, presente em 34 municípios do sudeste das Minas Gerais, com suas 62 paróquias e mais de 600 comunidades eclesiais missionárias.
Em homilia, dom Edson enfatizou a complementaridade entre o sacerdócio comum dos fiéis e o sacerdócio ministerial, explicando que todos os batizados participam, de modo real e verdadeiro, do sacerdócio de Cristo. Os fiéis são chamados a oferecer suas vidas como sacrifício espiritual, testemunhar o Evangelho e participar ativamente da liturgia, especialmente na vida familiar, comunitária e missionária.
Sobre o sacerdócio ministerial, afirmou que ele está a serviço do povo de Deus, sendo um dom transmitido pela Igreja para santificar, ensinar e governar. Ressaltou que os ministros ordenados devem ser configurados com Cristo Sacerdote, Pastor e Servo, sendo chamados à santidade profunda e ao serviço fiel.
Ao concluir, dom Edson alertou contra os perigos da secularização do clero e da clericalização dos leigos, defendendo uma pastoral que valorize os diversos carismas e vocações na Igreja. Segundo o bispo, somente com a união entre o testemunho dos leigos e a santidade dos sacerdotes, a diocese poderá irradiar a luz de Cristo em um mundo carente de sentido e esperança.
Crédito de imagens: Márcio Afonso e João Gabriel





















































