O Jubileu da Esperança, convocado pelo Papa Francisco e vivenciado intensamente em nossa Diocese de Leopoldina, teve mais um momento de grande importância – dessa vez na Forania de Cataguases, realizado no dia 16 de fevereiro de 2025. A abertura oficial contou com a participação de uma expressiva representações de fiéis de paróquias localizadas nos municípios de Cataguases, Dona Euzébia, Itamarati de Minas, Miraí e Santana de Cataguases.
Denominado ‘Jubileu da Saúde’, sua abertura foi uma homenagem aos profissionais da saúde e aos agentes de pastorais que se dedicam ao cuidados dos enfermos, sendo iluminados pelo Espírito Santo, para continuarem, cada vez mais, exercendo sua missão com dedicação, compaixão e respeito à dignidade de cada pessoa. O início das atividades se desenvolveram na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, em Cataguases (MG), com a acolhida do pároco local, padre Márcio Arthur Júnior, seguida de uma reflexão sobre a “Saúde Integral – Corpo, Mente e Espírito, vida plena para todos”, conduzida pelo Dr. Dirceu e Dra. Fernanda. Na sequência, os fiéis saíram em procissão até o Santuário Santa Rita de Cássia, onde foi celebrada uma Santa Missa.
Na celebração, marcada pela presença expressiva dos padres da forania e dos fiéis, Dom Edson destacou a importância de viver este Ano Jubilar em proximidade com Jesus Cristo. Ele ressaltou que a Igreja nos convida a compreender o carinho, a misericórdia, a ternura e o amor de Deus.
Ao refletir sobre a Cruz, lembrou que ela faz parte da vida de todos nós. Ele nos chamou a abraçar nossas cruzes, sejam elas causadas pela doença, pelo desespero ou pela incompreensão, reconhecendo nelas um caminho de crescimento espiritual. Por fim, ele reforçou a necessidade de manter viva a esperança, pois somos peregrinos da esperança, confiantes no amor e na misericórdia de Deus que nos sustentam em nossa jornada de fé.









