O Distrito de Belisário, localizado em Muriaé (MG) sediou um evento internacional entre os dias 17 e 20 de agosto de 2023, articulado pela Rede Igrejas e Mineração – uma organização internacional que congrega pessoas de várias religiões que lutam em defesa da vida.
Frei Gilberto Teixeira, pároco da Paróquia Santo Antônio e Santa Luzia de Belisário acolheu membros de vários países como Argentina, Chile, Equador, Guatemala, Bolívia, México e Brasil para esse intercâmbio. Ele explicou que o evento tem como tema “Desmascarando os mitos da mineração e as narrativas do deus dinheiro”, sendo um intercâmbio de saberes entre muitas comunidades afetadas pela mineração.
“É importante conhecer essa luta de Belisário, trazer como exemplo e reconhecer as forças da natureza, dos povos tradicionais, dos povos originários, da proteção da ‘Mãe Terra’. O encontro tem o foco na espiritualidade e o diálogo vem fortalecer a luta pela vida”, comentou Vitória Salles, da Cáritas de Minas Gerais, uma das participantes do evento.
No domingo (20), foi celebrada uma Santa Missa na Igreja Matriz de Belisário, presidida pelo bispo da diocese de Latacunga, no Equador, Dom Geovanni Mauricio. Em homilia, destacou que o mundo está estéreo com tanta poluição e destruição do meio ambiente e que todos nós devemos ir prontamente defender essa ‘Casa comum’ que recebemos de Deus.
“A fé não é uma coisa que nos paralisa, ao contrário, nos põem em movimento, nos leva a servir aos pobres, as pessoas que precisam de escuta, de uma palavra de carinho. Viemos aqui hoje para um encontro com Jesus e esse encontro nos leva apressadamente a sair e nos colocarmos à serviço no cuidado com a Casa Comum, com toda a criação que hoje necessita urgentemente de nossos serviços”, comentou.
Após a celebração, os integrantes deste congresso internacional participaram de um momento de discussões e formações de grupos, na sede do Grupo de Artesãos de Belisário. O evento também foi marcado por visitações na região, sobretudo conhecendo as belezas naturais de Belisário, da Vila Franciscana “Fraternidade Santa Maria dos Anjos”, possibilitando aos visitantes conhecerem os projetos e ações desenvolvidas no referido distrito, sob responsabilidade do frei Gilberto Teixeira.
Também participou do encontro a antropóloga Moema Miranda, que foi auditora do Sínodo da Amazônia e Integrante da Comissão de Ecologia Integral e Mineração da CNBB, da REPAM e da Coordenação Nacional da Rede Igrejas e Mineração.