“(…) Fica Sempre um pouco de perfume, nas mão que oferecem rosas, nas mãos que sabem ser generosas”.
O fulgor da vontade de Deus desponta nas “boas obras”. Ele cintila através do serviço e se concretiza pelos atos de bons cristãos.
É notório que o ato de evangelizar jamais foi algo banal ou de fácil realização, e nem deve ser compreendido como tal.
Porém, o ano de 2020 mostrou-se atípico e ainda mais desafiante, desde a parte estrutural no replanejamento das atividades do calendário pastoral até a própria prática na forma como o distanciamento social poderia resultar na vivência do catequisando.
Apesar disso, pode-se afirmar que todas essas dificuldades no ano de 2020 mostrou-se muito produtivo na pastoral catequética da paróquia. E, sem dúvida, o motivo de tanta benfeitoria se deve pelo bom envolvimento da equipe de catequistas, do apoio do nosso Pároco Pe. Marcelo Sérgio, além da forma como escolhemos abordar os encontros de catequese e das atividades que desempenhamos junto aos catequizandos.
A abordagem que optamos aplicar, foi de aproveitar as ferramentas digitais e redes sociais como forma de acolher o catequizando em um tempo tão delicado. A interação foi feita de formas diversas, como por exemplo, em grupos de whatsapp , telefonemas, e os encontros semanais que se mantiveram, porém, em formato de vídeoconferência.
Falando dos eventos desempenhados desde o início do segundo semestre destacam-se: o intitulado “Drive-thru da Saudade”, Novena de Natal de toda a catequese, e o Natal da Generosidade.
O Drive-thru da Saudade foi um evento que aconteceu em 21 de Novembro no Salão Dom Bosco (local onde geralmente eram ministrados os encontros de catequese), fazendo alusão ao sistema adotado por empresas que permitem que os clientes comprem produtos em sistema rotativo. Todavia, na versão adotada, a equipe de catequistas, respeitando as regras de distanciamento social, recepcionava suas turmas, catequizando por catequizando, para matar a saudade desse contato e aproveitar para renovar e preencher novas inscrições de catequese para o próximo ano.
A novena de Natal contou com a participação da catequese com crianças até catequese com adultos. Aconteceu durante o período de 03 à 11 de dezembro por vídeoconferência, mesmo modelo já aplicado nos encontros semanais desde o início da pandemia do Covid-19. Contamos com ampla participação dos catequistas, catequizandos e famílias, tornando esse momento de muita troca e espiritualidade, apesar da distância física.
O Natal da Generosidade aconteceu no dia 12 de dezembro, representando o ato concreto da nossa Novena de Natal. A equipe de catequistas recebeu doações de brinquedos e alimentos no Salão do Bosco que, mais tarde, seriam entregues para a SSVP e Pastoral da criança.
No dia 19 de dezembro, também respeitando os protocolos de saúde, fizemos acontecer junto a Pastoral da Criança a distribuição de brinquedos para crianças carentes, além de bolos para as famílias das comunidades pertencentes à paróquia.
Analisando produtivamente o ano de 2020, nós da equipe de coordenação da pastoral catequética da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, podemos afirmar que, apesar das adversidades, foi um ano muito participativo, abençoado e repleto de realizações. Fechamos o calendário desse ano de forma positiva, desejando um ótimo Natal. Almejamos que em 2021 possamos estar juntos presencialmente bendizendo sempre o nome santo do Senhor.
Andréa Candido da Silva .
Coordenadora Paroquial Animação Bíblico- Catequética.













