(*) Padre João Paulo Martins da Silva
No sábado, 12 de fevereiro, a Diocese de Leopoldina, com seu coordenador de pastoral, Pe. Agnaldo dos Reis, promoveu o encontro com os catequistas de Crisma, na paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Leopoldina-MG. Houve uma participação expressiva das seis foranias, além de muitos padres do clero diocesano.
Com as palavras: “Ministério é serviço, doação, amor”, Dom Edson Oriolo iniciou o encontro e convidou os catequistas a refletirem sobre a transmissão da Fé pelo testemunho da Igreja em todas suas forças vivas. Aos seus discípulos, Jesus confiou uma missão grande, disse o bispo e acrescentou: “Vós sois o sal da terra, vós sois a luz do mundo” (cf. Mt 5,13-16).
“Estas são imagens que fazem pensar em relação ao nosso comportamento, porque seja a carência, seja o excesso de sal, ambos tornam desgostoso o alimento, assim como a falta e o excesso de luz impedem de ver. Quem pode realmente tornar-nos sal que dá sabor e preserva da corrupção, e luz que ilumina o mundo, é somente o Espírito de Cristo! E este é o dom que recebemos no sacramento da Confirmação ou Crisma”, refletiu Dom Edson.
Chama-se “Confirmação”, porque confirma o Batismo e reforça a sua graça (cf. Catecismo da Igreja Católica, 1289); como também “Crisma”, pelo fato de que recebemos o Espírito através da unção com o “crisma” – óleo perfumado que é consagrado pelo bispo – termo que nos leva a “Cristo”, o Ungido pelo Espírito Santo.
O encontro foi dividido em quatro etapas. Na primeira, o Bispo refletiu sobre o chamado a testemunhar Cristo como catequistas nas mais diversas realidades das comunidades eclesiais missionárias. Na segunda, foi realizado um trabalho em grupo, com a troca de experiências entre os catequistas da diocese. Concluída esta última etapa, Dom Edson realizou uma plenária para reunir as percepções dos que estavam presentes. A riqueza de experiências ajuda a fortalecer o ministério dos catequistas frente às adversidades que todos enfrentam.

Na segunda estapa foi realizado um trabalho em grupo, com a troca de experiências entre os catequistas da diocese.
Na quarta e última etapa foi realizada uma formação mistagógica sobre Sacramento. Os padres Rodrigo Carvalho e Wallace Teixeira, que integram a pastoral litúrgica da diocese concluíram toda essa tarde de reflexão.
O Sacramento do Crisma celebra toda essa riqueza catequética que foi transmitida aos catequizandos ao longo de toda a preparação, continuando como testemunho na vida da família, da comunidade e de toda sociedade.
O testemunho dado pelos confirmados manifesta a recepção do Espírito Santo e a docilidade à sua inspiração criativa. Como podemos ver o dom do Espírito Santo? Quando realizamos as obras do Espírito, quando pronunciamos as palavras ensinadas pelo Espírito (cf. 1Cor 2,13). O testemunho cristão consiste em fazer somente e tudo aquilo que o Espírito de Cristo nos pede, sendo Ele mesmo o que concede a força de realizá-lo.
O padre Antônio Márcio Marques de Queiroz, assessor diocesano da Dimensão Bíblico-Catequética, comentou que o encontro de formação teve o objetivo de aprofundar a espiritualidade e celebração do Sacramento da Crisma, reunindo catequistas de toda a diocese para estudarem alguns aspectos sobre a celebração. “Também foi um momento de aprofundarmos espiritualmente o mistério da presença do Senhor em nosso meio, de forma especial, no Sacramento da Confirmação. Agradecemos ao nosso bispo, todas as paróquias, por esta tarde rica de estudos e aprofundamento espiritual”, comentou.
Wilian Côrtes, coordenador da catequese da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Muriaé fez uma avaliação positiva do evento, considerando de suma importância todo esse dinamismo do bispo e dos padres. “O encontro trás unidade, alegria e diretrizes. É de suma importância para que possamos fazer um trabalho unificado e bem feito em prol dos adolescentes e adultos que estão conosco nesta missão de evangelizar e de mostrar o Cristo que reina em nossas vidas”.
Rosa Mara Candian Nicacio é da Paróquia Santa Bernadete de Ubá, mas atua como coordenadora de catequese da forania. Ela elogiou o encontro: “Foi um momento maravilhoso de partilha com o bispo. Percebemos sua preocupação com relação a catequese, de termos unidade na diversidade. Dom Edson nos deu liberdade para que as comunidades possam ter espaço, ao mesmo tempo responsabilidade de estarmos sempre unidos para superar os desafios”
Lucas Murrer de Carvalho é catequista de Crisma da paróquia Nossa Senhora do Rosário Cataguases e ficou feliz pela demonstração de interesse da pastoral com os agentes de cada paróquia. “Percebemos que existe uma diferença do que é trabalhado em nossa forania, nos fazendo refletir para que possamos melhorar e trabalhar juntos, como na liturgia, para que o Sacramento da Crisma seja celebrado de uma forma solene e que possam ser proveitosos para todos os participantes”
Elis Regina Bartole Pereira é catequista da Paróquia São Benedito de Leopoldina e coordenadora da catequese na forania. Ela considera como um momento muito importante na Diocese de Leopoldina, elogiando a iniciativa do bispo diocesano em promover o encontro. “Muitos temos a aprender diante de tantas orientações que o bispo tem nos passado, ajudando-nos a desenvolver os trabalhos. Interessante a proposta de estarmos unidos na diversidade, ou seja, cada um colocando seus desafios para juntos encontrarmos pistas para estarmos ajudando nossas paróquias e jovens em nossas comunidades”
Assessor Diocesano da PASCOM – Pastoral da Comunicação.








