A diocese de Leopoldina tomou medidas de suspensão de diversas atividades e encontros, seguindo as recomendações das autoridades para evitar aglomerações de pessoas, em virtude do cenário de pandemia do novo Coronavírus.
A catequese presencial nas paróquias também foram suspensas, restando aos grupos se mobilizarem pelas redes sociais, onde são repassadas as instruções e atividades. No município de Ubá, os catequistas da Paróquia São Januário utilizam da criatividade para manter as atividades pedagógicas, trabalhando com ferramentas de streaming de vídeos.
Segundo Fernanda Vieira, uma das coordenadoras da catequese, a ideia surgiu quando o catequista Gabriel Duarte fez uma live pelas redes sociais falando sobre o tema Quaresma, despertando o interesse dos alunos.
“Consideramos muito interessante e então enxergamos a oportunidade de aplicar a metodologia em nossa realidade, criando um canal no Youtube onde são postados vídeos todas as semanas pelos catequistas Gabriel e Marliza Nicolato”, informou.
Além dos conteúdos multimídias, estão sendo disponibilizados através do aplicativo de mensagens WhatsApp, materiais didáticos para exercícios. Fernanda explicou ainda que os catequizandos cumprem com as tarefas, interagem com os catequistas e ainda buscam informações com os pais, tios e avós, envolvendo toda a família neste processo.
“Acabou virando uma catequese em família. Sentimos muita falta dos encontros presenciais, mas por outro lado, estamos muito satisfeitos pelos resultados alcançados. Nada se compara com às aulas presenciais, mas, de alguma forma, o projeto cumpre o papel de uma Igreja em saída”, explicou.
Rúbia Cristina é mãe de um catequizando e destacou a importância do projeto à distância, mantendo a interação do grupo e estimulando toda a família a fazer parte de uma etapa da Catequese. “É uma demonstração de carinho e amor por nossas crianças”, elogiou.
O pequeno Davi, de apenas nove anos de idade, comentou que está gostando da oportunidade, dando sequência aos estudos, principalmente com o apoio de sua família.
Para Milene, ajudar a sua filha com as atividades propostas está sendo um momento de aprendizado muito gratificante. “Na Semana Santa confeccionamos alguns cenários que reproduzem o Lava Pés até a Morte na Cruz de Nosso Salvador Jesus Cristo. Só tenho que agradecer a todos os envolvidos com a catequese de São Januário, por continuar presente na vida de minha família, mesmo à distância”, comentou.
O padre Oliveiro Teodoro Pereira comentou que ficou surpreso com projeto e exaltou a criatividade de todos os envolvidos com a utilização dos meios de comunicação, dando continuidade ao trabalho de Evangelização. “Cumprimento o grupo de catequistas pela responsabilidade, carinho, alegria e disponibilidade. Isso é motivo de orgulho e alegria”, comentou.
Clique aqui e confira o canal da Catequese São Januário no Youtube.