Cem anos de história
No último domingo (05), o Movimento do Apostolado da Oração da cidade de Cataguases, no Santuário Diocesano Santa Rita de Cássia, celebrou as festividades em comemoração do seu centenário de fundação. Cem anos de história na vida da Igreja desta referida cidade e também de nossa diocese. Este movimento, amparado pelo Sagrado Coração de Jesus, levou a tantas pessoas a Boa Nova do Evangelho, com seu testemunho de fé, de oração e vivência do carisma e devoção ao Coração Misericordioso de Cristo.
Precedido por um belo tríduo de preparação para esta grande festa e celebrado pelos padres desta cidade, os membros do Apostolado da Oração puderam renovar suas forças e carisma, na partilha da Palavra proclamada e na vivência da Eucaristia, como também na comunidade reunida em torno do altar.
A festa, que teve como tema: “A alegria do Evangelho nos impulsionará à missão”, contou com a presença do Diretor Nacional do Apostolado da Oração, Padre Eliomar Ribeiro, SJ, que de forma carinhosa e próxima, pôde transmitir a todos a alegria de seguir e servir o Coração de Jesus. Ele incentivou a renovação do movimento, de uma forma geral, motivando cada membro a reavivar seu carisma de oferecimento diário e também de oração pelas intenções mensais do Santo Padre. Exortou que a vivência no movimento é muito maior que qualquer símbolo externo, como a “fitinha vermelha”, mas é totalmente interno, pois nos leva a um compromisso com o próprio Cristo pelo seu Coração. O evento contou ainda com a presença do Sr. Bispo Diocesano Dom José Eudes, que de forma muito alegre renovou o compromisso, com os zelados e zeladores, de rezarem pelas vocações sacerdotais de nossa Igreja. Deu-lhes a benção e incentivou a permanecerem firmes na fé e caminhada junto ao movimento.
Contou-se, por fim, com a presença do diretor Diocesano do Apostolado da Oração e Reitor do Seminário Maior Nossa Senhora de Guadalupe Padre Edmilson Ferreira de Souza, com os seminaristas do curso de Filosofia: Allison Cândido, Flavio Rufino, Márcio Júnior, Márcio Nunes e Marcus Lima, como também do curso de Teologia: Paulo Emílio e William Germano.
No final da celebração, a Presidente do Apostolado da Paróquia do Santuário, Rosa Werneck, agradeceu aos Padres presentes, aos seminaristas e todos os Apostolados das Paróquias de Cataguases e cidades vizinhas, que puderam participar deste momento importante. Pediu a Deus luz e sabedoria para todos e desejou que tivessem, a partir daquele momento, muito compromisso com os próximos anos de caminhada e história do movimento.
Márcio Ferreira – II Filosofia