20ª Semana do Tempo Comum – De 15/08 a 21/08 –
À vossa direita se encontra a rainha, com veste esplendente de ouro de ofir –
- AMBIENTAÇÃO:
Bíblia, um jarro com flores, imagem de Nossa Senhora das Graças ou similar, toalha branca.
MANTRA: Ó LUZ DO SENHOR, QUE VENHA SOBRE A TERRA, INUNDA MEU SER. PERMANECE EM NÓS. (3 vezes).
- ACOLHIDA E ORAÇÃO INICIAL:
ANIMADOR(a): Irmãos e irmãs sejam todos bem vindos! Reunimos mais uma vez para rezar, ouvir a Palavra de Deus e coloca-la com luz que nos guia, que nos ilumine em tempos de escuridão, de saúde precária e de tantas mortes que poderiam ser evitadas. Creiamos no Senhor acima de tudo. Em nome do Pai+do Filho+ e do Espírito Santo
TODOS: Amém!
(Silêncio e reflexão)
ANIMADOR(a): Rezemos o Salmo
SALMO
Salmo 44 (45)
À vossa direita, Senhor, a Rainha do Céu, ornada do ouro mais fino. À vossa direita, Senhor, está a Rainha do Céu.
1.Ao vosso encontro vêm filhas de reis, à vossa direita está a rainha, ornada com ouro de Ofir.
2.Ouve, minha filha, vê e presta atenção, esquece o teu povo e a casa de teu pai.
3.Da tua beleza se enamora o Rei; Ele é o teu Senhor, presta-Lhe homenagem.
4.Cheias de entusiasmo e alegria, entram no palácio do Rei.
ANIMADOR (a): Pensemos na nossa Igreja que nessa semana celebra a Festa da Assunção de Maria. Ela que soube dar o seu sim e se colocar a serviço. Nesse mês vocacional, que esse “sim” de Maria e se dispor a ir ao encontro de sua prima, seja o testemunho. Que o cântico de Maria faça brotar em nós o Espírito de compaixão de olhar para os humildes e os descalços.
INTRODUÇÃO AO TEMA:
ANIMADOR(a): A Assunção é uma forma privilegiada de Ressurreição. Tem a sua origem na Páscoa de Jesus e manifesta a emergência de uma nova humanidade, em que Cristo é a cabeça, como novo Adão. Ouvimos sempre a expressão: “rezar à Virgem Maria”… Esta maneira de falar não é absolutamente exata, porque a oração cristã dirige-se a Deus, ao Pai, ao Filho e ao Espírito: só Deus atende a oração. Os nossos irmãos e irmãs protestantes que, contrariamente ao que se pretende, por vezes têm a mesma fé que os católicos e os ortodoxos na Virgem Maria Mãe de Deus, recordam-nos que Maria é e se diz ela própria a Serva do Senhor. No sentido de recordar que ela é a grande serva do Senhor queremos hoje recordar e fazer memória a Mãe Maria de Nazaré, assunta ao céu.
A IGREJA NOS FALA – Doc. 109 nºs 196, 197 e 202
LEITOR(A)1 : “Valorizar, urgentemente, como espaços missionários os hospitais, as escolas e as universidades, o mundo a cultura e das ciências, os presídios e outros lugares de detenção..”(n° 109). A Igreja em saída proposta por Francisco, é a igreja que sai do Templo, que vai para os lugares onde há a necessidade. É a atitude de Maria, saindo da Galiléia e enfrentando as montanhas da Judéia para servir sua prima. É a igreja em saída que Francisco e os bispos tem refletido.
LEITOR(a) 2: “A cultura do encontro deve ser o pano de fundo para a missão permanente”(n°197). Maria vai ao encontro de Isabel e nesse encontro a alegria se completa porque se concretiza e solidifica a união daquele que abre o caminho para a chegada do novo. O início de uma nova etapa é marcada pelo encontra que fundamenta no discurso profético do Magnificat.
LEITOR(A) 1: “Valorizar a dimensão mariana e outras formas de piedade popular na evangelização e missionariedade da Igreja, considerando que Maria foi a primeira missionária, que animou os discípulos na comunidade primitiva, com sua presença, fé e esperança.” (n°202)
DEUS NOS FALA:
ACLAMAÇÃO
Aleluia! Aleluia!
Maria é elevada ao Céu. Alegrem-se os coros dos anjos
EVANGELHO Lc 1,39-56
- PARTILHANDO:
1.O que significa para nós hoje o versículo 53: “encheu de bens os famintos e despediu os ricos sem nada?
2.Maria partiu para as montanhas da Judéia para ajudar a prima. O que significa esse gesto para nós?
3.De que forma podemos nos colocar a serviço do Reino?
- REZANDO:
ANIMADOR(a)Em forma de preces, oração, pedido de perdão, queremos irmãos e irmãos elevar até o Pai nossos propósitos e nosso pedido de misericórdia.
LEITOR(a) 1: Rezar com Maria. Ela está ao nosso lado para nos levar na oração, como uma mãe sustenta a palavra balbuciante do seu filho. Na glória de Deus, na qual nós a honramos hoje, ela prossegue a missão que Jesus lhe confiou sobre a Cruz: “Eis o teu Filho!” Rezar com Maria, é os juntarmos à sua oração. Ela nos acompanha na caminhada. Nos acompanha como mãe amparando seu filho e nos levando a direção do Reino.
TODOS: Maria oh Mãe cheia de graça. Maria protege os filhos teus. Maria, Maria. Nós queremos contigo estar no céu.
LEITOR(a) 2:. Rezar como Maria. Aprendemos junto de Maria os caminhos da oração. Na escola daquela que “guardava e meditava no seu coração” os acontecimentos do nascimento e da infância de Jesus, nós meditamos o Evangelho e, à luz do Espírito Santo, avançamos nos caminhos da verdade. A nossa oração torna-se ação de graças no eco ao Magnificat. Colocamos os nossos passos nos passos de Maria para dizer com ela na confiança: “que tudo seja feito segundo a tua Palavra, Senhor!
LEITOR(a) 3: “Nós Te bendizemos, Deus do universo, porque pelo teu Filho ainda pequeno e pela sua mãe, Maria, visitaste o teu povo, vieste até nós. Felizes aqueles que acreditam no cumprimento da tua Palavra. Nós Te pedimos pelas nossas comunidades cristãs, encarregadas, como Maria, de levar Cristo ao mundo. Como fizeste por ela, guia-nos pelo teu Espírito Santo”.
- ORAÇÃO DE ENCERRAMENTO
ANIMADOR(A): Ó Deus, desde o amanhecer, nos clareias nossos corações com a tua luz; dá-nos a força de preparar diante de Jesus, teu Filho, os nossos caminhos da justiça e da paz. Por Cristo nosso Senhor. Amém!
Que Maria nos ensine a sermos discípulos do mestre.. Ave Maria….
Deus, que é a nossa salvação, nos abençoe, faça brilhar sobre nós a sua paz, agora e sempre.
TODOS: Amém
09-O QUE FICOU DO ENCONTRO:
ANIMADOR(a): O cântico de Maria descreve o programa que Deus tinha começado a realizar desde o começo, que ele prosseguiu em Maria e que cumpre agora na Igreja, para todos os tempos. Pela Visitação que teve lugar na Judeia, Maria levava Jesus pelos caminhos da terra. Pela Assunção, é Jesus que leva a sua mãe pelos caminhos celestes, para o templo eterno, para uma Visitação definitiva. Mas o programa que Deus quer realizar passa pela Magnificat, onde Maria canta as maravilhas de um Deus que é misericórdia principalmente com os mais excluídos, famintos, dispersos. O canto de Maria vem nos revelar um Deus apaixonado pela humanidade principalmente na solidariedade com aqueles que nada têm. Em Maria podemos espelhar-nos nas maravilhas do Senhor..
10- CANTO FINAL
O senhor fez em mim maravilhas! Santo é o seu nome! (bis)
1. A minha alma engrandece ao senhor E exulta meu espírito em Deus, meu salvador Pôs os olhos na humildade de sua serva. Doravante toda a terra cantará os meus louvores
- Seu amor para sempre se estende. Sobre aqueles que o temem Demonstrando o poder de seu braço. Dispersa os soberbos
3.Abate os poderosos de seus tronos. E eleva os humildes Sacia de bens os famintos. Despede os ricos sem nada
- Acolhe Israel, seu servidor. Fiel ao seu amor E à promessa que fez a nossos pais. Em favor de Abraão e de seus filhos para sempre
5.Glória ao pai, ao filho e ao santo espírito Desde agora e para sempre, pelos séculos. Amém!