2º encontro : 15ª SEMANA DO TEMPO COMUM: De 11/07 A 17/07
1-AMBIENTAÇÃO: Bíblia aberta sobre a mesa, flores, vela acesa, uma cruz, uma sandália.
2-ACOLHIDA E ORAÇÃO INICIAL:
ANIMADOR(A) –Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Que o Deus da paz e da esperança esteja com cada um de nós!
TODOS – Bendito seja Deus para sempre!
CANTEMOS: Vem, ó Espírito de Deus, vem amigo, vem inflamar meu coração, vem fazer da minha vida uma luz pro meu irmão. Vem, ó Espírito de Deus, vem amigo, vem infundir sabedoria, transformar minha vida, converter meu coração.
Salmo 84(85)
TODOS – Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade, \ e a vossa salvação nos concedei!
LEITOR(A) 1. Quero ouvir o que o Senhor irá falar: é a paz que ele vai anunciar. A paz para o seu povo e seus amigos, para os que voltam ao Senhor seu coração. Está perto a salvação dos que o temem e a glória habitará em nossa terra.
LEITOR(A) 2. A verdade e o amor se encontrarão, a justiça e paz se abraçarão. Da terra brotará fidelidade e a justiça olhará dos altos céus.
LEITOR(A) 3. O Senhor nos dará tudo o que é bom e a nossa terra nos dará suas colheitas. A justiça andará na sua frente e a salvação há de seguir os passos seus.
ANIMADOR(A): Olhando nossa ambientação: Qual o significado dos Símbolos? O que eles representam para nós em nossa vida pessoal, comunitária e de Igreja?
3 -INTRODUÇÃO AO TEMA:
ANIMADOR(A)- O evangelho fala do chamado dos doze discípulos e do envio, dois a dois, para a missão. Aqui temos uma informação importante : a missão é comunitária, embora o chamado seja individual, pois Deus chama cada um à sua maneira. A missão não pode ser individualista.
LEITOR(A) 1 – Jesus ao enviar os discípulos em duplas mostra essa parceria, mostra o trabalho em equipe, o trabalho feito em comunidade ou em comunhão. Quem quer fazer tudo sozinho, ou espera que os outros façam por ele, não vai muito longe.
TODOS – Além de chamar e enviar os discípulos, Jesus os capacita. A formação, a preparação é muito importante.
4-A IGREJA NOS FALA: Doc 109
LEITOR(A) 2 – A Igreja é a comunidade dos discípulos missionários de Jesus Cristo, que é a luz única para as pessoas e povos. Anunciar o amor de Deus, revelado em Jesus Cristo, e partilhar a alegria que se experimenta na conversão e na vida nova, é o centro da missão da igreja.
LEITOR(A) 3 – A Igreja é consciente de que é enviada ao mundo para evangelizar. Com entusiasmo e esperança, anuncia e testemunha que a plenitude de vida, experimentada na comunhão fraterna, é dádiva oferecida por Deus a todas as pessoas.
TODOS – Se alguém acolheu este amor que lhe devolve o sentido da vida, com certeza vai querer comunicá-lo aos outros.
5-DEUS NOS FALA:
CANTO DE ACLAMAÇÃO:
Como são belos os pés do mensageiro, que anuncia a paz. Como são belos os pés do mensageiro, que anuncia o Senhor!
Ele vive, ele reina, Ele é Deus e Senhor!
O meu Senhor chegou com toda a glória vivo, eu sei, ele está, bem junto a nós seu corpo santo a nos tocar, e vivo eu sei, ele está.
LEITOR(A) 1 – Proclamação do texto bíblico: Mc 6,7-13
6-PARTILHANDO:
- Quais os desafios e obstáculos que enfrentamos na missão?
- Tenho enxergado e lutado contra as injustiças em minha Comunidade?
- Como você tem respondido ao chamado à missão?
7-REZANDO:
TODOS : Divino amigo e mestre Jesus Cristo: embora frágil e pecador, eis-me humildemente em sua presença, para renovar meus compromissos em ser seu discípulo e missionário. Consagro-me ao seu serviço, para anunciar e testemunhar o Reino, seu grande sonho, pelo qual entregou a vida. Instruí-me, fortifica-me, conduze-me, consagra-me na Palavra da Verdade.
Divino Espírito Santo, que és fogo renovador, consolador e defensor divino, força dos fracos e pai dos pobres, como ungiu, enviou, fortaleceu e sustentou Jesus em sua missão, unge-me, ilumina-me, sustenta-me nos desafios de continuador da mesma missão do Cristo.
Ó Jesus, Bom Pastor e fiel missionário do Pai, confirma-me na fé, na vocação, na escuta da Palavra, na obediência à sua vontade, na comunhão e na fidelidade à sua Igreja e no amor pelo seu povo. Faça de mim seu verdadeiro e fiel discípulo missionário, simples, alegre, humilde, corajoso, generoso e disponível. Amém!
Pai Nosso \ Ave Maria
8-ORAÇÃO DE ENCERRAMENTO:
ANIMADOR(A) – Senhor, nós te damos graças por este encontro no qual compartilhamos nossas alegrias e esperanças, ilusões e desilusões, projetos e dificuldades. Nós te damos graças também por tua bondade e tua presença entre nós.
TODOS – Faze que cresça entre nós o espírito de discípulo missionário, tenhamos um só coração e uma só alma e sejamos uma comunidade evangelizadora.
9-O QUE FICOU DO ENCONTRO:
LEITOR(A) 2 – O evangelho traz o resultado da missão: os discípulos vão, pregam e convertem muitas pessoas. Expulsam muitos demônios e curam muitos doentes. Eles fizeram o mesmo que Jesus fazia. Não é imitação, mas continuidade da missão. Quem é um autêntico cristão faz coisas parecidas com as que Jesus fazia, faz o bem. Isso é fundamental.
LEITOR(A) 3 – A missão dos doze é continuar a obra libertadora de Jesus fazendo-a chegar a todos os cantos. Eles devem chegar pobres e livres, para enfrentarem os poderes causadores do mal e restaurarem as vidas tomadas pelas doenças. Mas não se trata de mero assistencialismo, e sim de promover nas pessoas a mudança radical nos modos de pensar e viver a vida.
TODOS – Que possamos sentir o chamado de Deus e atender esse chamado com força e coragem. Há muito por fazer e nós podemos fazer muita coisa boa. É o que Deus quer de nós.
10-CANTO FINAL
Quero ouvir teu apelo, Senhor ao teu chamado de amor e responder. Na alegria te quero servir e anunciar o teu reino de amor.
E pelo mundo eu vou, cantando o teu amor, pois disponível estou para servir-te, Senhor.
Dia a dia, tua graça me dás. Nela se apoia o meu caminhar se estás ao meu lado Senhor, o que, então, poderei eu temer?