4º ENCONTRO: 17ª SEMANA DO TEMPO COMUM: De 25/07 a 31/07
1-AMBIENTAÇÃO:
Bíblia aberta sobre a mesa, flores, vela acesa, um alimento para partilhar.
2-ACOLHIDA E ORAÇÃO INICIAL:
ANIMADOR(A) – Estamos reunidos em família e desse modo nossa oração é mais forte e mais bonita. Rezemos para que o Pai nos conduza, por meio do Espírito Santo, ao coração de Jesus.
“Indo e vindo, trevas e luz, tudo é graça, Deus nos conduz.”
Salmo 144(145):
ANIMADOR(A) – Bendirei, eternamente, vosso nome, ó Senhor! (Bendirei, eternamente, vosso nome)
LEITOR(A) 1 – Ó meu Deus, quero exaltar-vos, ó meu Rei,/e bendizer o vosso nome pelos séculos./Todos os dias haverei de bendizer-vos,/hei de louvar o vosso nome para sempre.
LEITOR(A) 2-Misericórdia e piedade é o Senhor,/ele é amor, é paciência, é compaixão./O Senhor é muito bom para com todos,/sua ternura abraça toda criatura.
LEITOR(A) 3 – Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem,/e os vossos santos com louvores vos bendigam!/Narrem a glória e o esplendor do vosso Reino/e saibam proclamar vosso poder!
LEITOR 1-O Senhor é amor fiel em sua palavra,/é santidade em toda obra que ele faz./Ele sustenta todo aquele que vacila/e levanta todo aquele que tombou.
ANIMADOR – Olhando a ambientação e partilhar: Qual o significado dos Símbolos? O que eles representam para nós em nossa vida pessoal, comunitária e de Igreja?
3-INTRODUÇÃO AO TEMA:
LEITOR(A) 2 – A partilha nos une como irmãos na comunidade dos fiéis. Sem partilha, não há solidariedade, e sem solidariedade, não haverá comunidade.
LEITOR(A) 3 – Se queremos uma Paróquia Comunidade de Comunidades, temos que começar pela solidariedade, pela partilha dentro e fora dela. Somente assim conseguiremos um mundo melhor, onde não haja mais fome. A fome é sinal visível da falta de partilha.
TODOS – Uma comunidade que não partilha seus bens, seus dons e talentos é uma comunidade pobre. Ou pior, não é comunidade, é grupo de pessoas.
4- A IGREJA NOS FALA: Doc 109
ANIMADOR(A) – Na fé cristã, a espiritualidade está centrada na capacidade de amar a Deus e ao próximo. Rezar e servir, amar e contemplar, são realidades indispensáveis para o discípulo de Jesus Cristo.
TODOS – Sem oração não existe vida cristã autêntica. Sem caridade, a oração não pode ser considerada cristã.
LEITOR(A) 1 – Quando se contempla Deus, percebe-se a beleza do pequeno e do simples, e se educa o olhar para ver as necessidades do outro. Somente contemplando o mundo com os olhos de Deus, é possível perceber e acolher o grito que surge das várias faces da pobreza e da agonia da criação.
5-DEUS NOS FALA:
CANTO DE ACLAMAÇÃO:
Aleluia! Aleluia! Aleluia!
Vamos, irmãos, a palavra festejar! Ela vem, liberta e salva, algemada não está.
LEITOR(A) 1: Proclamação do texto bíblico: Jo 6,1-15
6-PARTILHANDO:
- Tenho reconhecido as necessidades dos irmãos?
- Reconheço tudo que possuo e posso partilhar?
- Tenho percebido a realidade que nos cerca e luto por solução, sem paternalismo?
7-REZANDO:
ANIMADOR – Peçamos a Deus, pela intercessão de nossa Mãe Maria, a virtude da caridade:
Ó Virgem Maria, Nossa Mãe, Intercessora de todas as graças, e Mãe do único Mediador entre o Pai e nós. A ti pedimos, ó Mãe querida, que intercedas por nós junto ao teu Filho Jesus, a fim de que ele nos conceda, com a força do Espírito Santo, um coração aberto ao mandamento do amor.
TODOS – Que seguindo os teus passos, ó Mãe, no discipulado de Jesus saibamos praticar a caridade para com todos aqueles que necessitam dos bens materiais e espirituais. E que, em nosso dia a dia, nada nos desanime em nossa união com Deus, Mas todo e qualquer acontecimento sirva para fortalecer em nós a caridade. Amém!
8-ORAÇÃO DE ENCERRAMENTO:
ANIMADOR – Ó Mãe, Intercedei por nós para que, nas muitas escolhas da vida, demos preferência ao serviço de amor a Deus e aos irmãos! Amém.
9-O QUE FICOU DO ENCONTRO:
LEITOR(A) 2 – A multidão seguia Jesus porque enxergava nele a esperança de um mundo novo, sem misérias, sem tanto sofrimento, porque via as maravilhas que fazia em favor da vida. Somente quem tem compaixão é capaz de buscar solução para o problema.
LEITOR(A) 3 – E essa solução não foi mágica. Se Jesus tivesse feito mágica não seria Deus, mas um mago que estaria contribuindo para manter o povo naquela situação de miséria. Jesus faz um ato grandioso, por isso é considerado milagre. Entenda aqui milagre como algo extremamente importante e transformador. Jesus ensina a partilhar.
ANIMADOR(A) – Precisamos ampliar nossos horizontes de fé, nossa visão teológica e espiritual para conseguir perceber o que Deus quer de nós e o que ele coloca no nosso caminho, ou em nossa volta, para ajudarmos os outros.
TODOS – Partilha é dar ao outro, ou aos outros, aquilo que nos é importante. É partilhar o pouco que temos porque isso vai fazer a diferença.
10-CANTO FINAL
De mãos estendidas, ofertamos, o que de graça recebemos.
A natureza tão bela, que é louvor, que é serviço, o sol que ilumina as trevas, transformando-as em luz. O dia que nos traz o pão e a noite que nos dá repouso, ofertemos ao Senhor o louvor da criação.
Nossa vida toda inteira ofertamos ao Senhor, como prova de amizade, como prova de amor. Com o vinho, com o pão, ofertemos ao Senhor nossa vida toda inteira, o louvor da criação.
***********
