ENCONTRO DO MÊS DE OUTUBRO
PRIMEIRO ENCONTRO – de 03 a 09-10-2021
O SENHOR TE ABENÇOE DE SIÃO, CADA DIA DE TUA VIDA.
01-AMBIENTAÇÃO: Preparar o ambiente com gosto, Bíblia em destaque, vela, água, flores, um par de alianças, foto de grupo de crianças brincando, ou na Escola ou em reunião familiar.
02-ACOLHIDA E ORAÇÃO INICIAL:
ANIMADOR(A): É muito bom rever todos vocês, membros do nosso Círculo Bíblico, é um encontro de irmãos e irmãs unidos a Jesus Cristo, com muita fé e gratidão vamos refletir sobre a Palavra de Deus através do Evangelho e sobre a nossa realidade e vivência pessoais e comunitárias. Vamos fazer nossa oração.
CANTO: MANTRA
Ó luz do Senhor, que vem sobre a terra, inunda meu ser, permanece em nós! (3 vezes)
ORAÇÃO: TODOS: Senhor Jesus Cristo nos colocamos humildemente em Vossa presença para louvar, bendizer e agradecer por todos os benefícios que temos recebidos de Vosso Coração misericordioso e amoroso. Obrigado Senhor, mas suplicamos Vossa luz para vivermos os ensinamentos de Vosso Evangelho diuturnamente e leva-los para todos e todas em nossa Comunidade e família. Assim seja….Amém…
03-INTRODUÇÃO AO TEMA:
ANIMADOR (A): Neste Ano Litúrgico estamos lendo e refletindo o Evangelho segundo São Marcos. Estamos aprendendo um pouco mais sobre “Quem é Jesus e sobre o seu Caminho”. Neste mês de outubro vamos estudar e meditar o 10º Capítulo do Evangelho segundo Marcos, muito rico e importante para o nosso dia a dia: Deus une o homem e a mulher, O Reino pertence aos pobres, O Reino é dom e partilha, Autoridade é serviço, O verdadeiro discípulo. Pistas importante para ações missionárias e evangelizadoras.
LEITOR (A) 01: Hoje temos o tema proposto por Jesus: “Deus une o homem e a mulher”, o matrimônio assunto atual e necessário para estar constantemente discutindo e buscando as luzes do ensinamento do Evangelho.
A sociedade voltada para o mundo material, buscando o sucesso e as realizações profissionais, deixa muitas vezes o que é essencial em segundo plano. A família é a base de uma vida harmoniosa e solida, quando tratada com cuidado e discernimento.
LEITOR (A) 02: Jesus mostra que o casamento não é para ser visto pelo aspecto legalistas, de lei, mas sim como uma vocação. Deus criou “o homem e a mulher”, para que eles vivessem em harmonia, respeito e amor. A união de homem e mulher é um sacramento, símbolo do amor de Deus para com a humanidade, Jesus fala da dureza dos corações, ainda hoje verificamos que esta realidade impera, falta paciência, diálogo e compaixão, provocando separações de casais e os filhos ficam no meio do desamor.
LEITOR (A) 03: Jesus tem um carinho especial para com as crianças, na época de Jesus as crianças não tinham nenhum valor, símbolo de um ser fraco sem pretensões sociais, marginalizada como os pobres. Jesus diz: “Deixem as crianças vir a mim”.
04-DEUS NOS FALA:
ANIMADOR: Vamos ouvir com atenção a proclamação da Palavra de Deus:
CANTO DE ACLAMAÇÃO:
Tua Palavra é, luz do meu caminho! Luz do meu caminho, meu Deus! Tua Palavra é!
Tua Palavra está, nas ondas do mar! Tua Palavra está, no sol a brilhar!
Tua Palavra está, no pensamento, no sentimento Tua Palavra está (bis).
LEITOR (A) 04: Proclamação do Evangelho segundo Mc. 10, 2-16
05-PARTILHANDO:
ANIMADOR (A): É momento de refletir e partilhar o Evangelho. Um minuto de silencio para a semente entrar no coração.
- Jesus deixa claro que o matrimonio é uma união sagrada, como podemos hoje trabalhar este conceito, visto que as separações estão presentes em nossas famílias e sociedade?
- As Pastorais da Juventude e da Família têm trabalhado este tema com profundidade?
- Jesus dedica um carinho especial às crianças em nossas comunidades temos observado que existem trabalhos voltados especialmente para as crianças mais fragilizada?
06-REZANDO:
ANIMADOR (A): Com muita fé elevemos nossas orações a Deus Pai suplicando, perdão e bênçãos:
01- Senhor Jesus perdão por nossas indiferenças aos gritos de socorro de nossa comunidade, denunciando violência e dureza de coração. Rezemos ao Senhor!
TODOS: Piedade Senhor…..Piedade Senhor…..
02-Senhor Jesus perdão pela nossa falta de paciência, diálogo, compaixão no relacionamento familiar, provocando discórdia e desentendimento entre todos. Rezemos ao Senhor!
TODOS: Misericórdia Senhor…Misericórdia Senhor,,,,
03-Senhor Jesus perdão pelo abandona de tantas crianças, que sofrem a dor de doenças, fome, miséria, violência e rejeição. Rezemos ao Senhor!
TODOS: Perdão Senhor…Perdão Senhor…
ANIMADOR (A): Jesus Cristo, Nosso Senhor, pelo vosso coração amoroso nos perdoe, nos abençoe e nos ilumine para que possamos verdadeiramente ser discípulo missionário do vosso Evangelho na vivência diária.
07-ORAÇÃO DE ENCERRAMENTO:
ANIMADOR (A): Com fé vamos rezar o Salmo 128 (127) A felicidade vem da partilha.
TODOS:
Feliz quem teme a Javé e anda em seus caminhos! Você comerá do trabalho de suas próprias mãos, tranqüilo e feliz.
Sua esposa será como vinha fecunda, na intimidade do seu lar. Seus filhos, rebentos de oliveira, ao redor de sua mesa.
Essa é a benção para o homem que teme a Javé. Que Javé abençoe você desde Sião, e você veja a prosperidade de Jerusalém todos os dias de sua vida.
Que você veja os filhos de seus filhos. Paz sobre Israel!
08-O QUE FICOU DO ENCONTRO:
ANIMADOR (A): Vamos ver o que ficou deste nosso encontro, para a nossa vida no dia a dia, como vamos transformar nossas ações em gestos que ajudam na nossa conversão e transformação de nosso coração refletindo no próximo.
LEITOR (A): 01- O matrimonio é um sacramento, diante deste principio fundamental, marido e mulher são igualmente responsáveis por uma união que deve crescer sempre, e os dois equiparam quanto aos direitos e deveres.
O diálogo, o perdão e a ternura têm que ser temperos permanente no dia a dia de uma família, os momentos difíceis sempre existirão, mas os eventos alegres, as celebrações, o auxilio mútuo vencerão qualquer dificuldade.
LEITOR (A): 02- As crianças são bênçãos em uma família, mas hoje estamos assistindo acontecimentos tristes de sofrimentos envolvendo crianças. Os cristãos têm que se movimentarem e trabalharem arduamente em prol da defesa da infância e adolescentes. As Igrejas precisam dinamizar Pastorais atuantes que busquem alternativas junto aos governantes para salvar uma geração tão preciosa.
Jesus disse: “Deixem as crianças vir a mim. Não lhes proíbam, porque o Reino de Deus pertence a elas. Eu garanto a vocês: quem não receber como criança o Reino de Deus, nunca entrará nele.”
ANIMADOR (A): Com as palavras de Cristo retornaremos as nossas casas com a vontade firme de iniciar uma ação em nossa comunidade para espalhar estes ensinamentos.
CANTO FINAL:
A ESCOLHA DO GRUPO.