Este sentimento de Paz invadiu o nosso coração, nestes preciosos dias de Visita Pastoral em nossa Comunidade Paroquial de São José Operário. A presença amiga e confortadora do nosso Pastor nos fez aproximar ainda mais de Jesus e de seus ensinamentos. Como sucessor dos Apóstolos, recebeu esta Missão bonita que encontramos em Atos dos Apóstolos. “O Espírito Santo descerá sobre vocês, e dele receberão força para serem as minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os extremos da Terra”. (At 1,8).
Fomos presenteados com essa visita em nossa Comunidade. O momento foi propício, necessitávamos desse encorajamento, acordou em nós o que o Papa Francisco vem pedindo: a Igreja precisa ser de saída e o nosso Bispo deixou outros afazeres, saiu de seu aconchego e veio caminhar entre nós.
“Na Palavra de Deus, aparece constantemente este dinamismo de “saída”, que Deus quer provocar nos crentes. Abraão aceitou o chamado para partir rumo a uma nova terra (cf Gn 12,1-3). Moisés ouviu o chamado de Deus: “Vai; Eu te envio” (Ex 3,10), e fez sair o povo para a terra prometida (cf. Ex 3,17). A Jeremias disse: “Irás aonde Eu te enviar” (Jr 1,7). Naquele “ide” de Jesus, estão presentes os cenários e os desafios sempre novos da missão evangelizadora da Igreja, e hoje todos somos chamados a esta nova “saída” missionária. Cada cristão e cada comunidade há de discernir qual é o caminho que o Senhor lhe pede, mas todos são convidados a aceitar este chamado: sair da própria comodidade e ter a coragem de alcançar todas as periferias que precisam da luz do Evangelho.” (Evangelli Gaudium 20).
Quantos ensinamentos, quantas palavras! Os relatos feitos nas celebrações, descrevendo os acontecimentos e encontros nos diversos setores visitados. Essa visita foi registrada não só no papel, mas em nossos corações. As palavras de São João ressoam hoje em nossas vidas. “Minhas ovelhas ouvem a minha voz, eu as conheço e elas me seguem” (Jo 10,27).
Assim como nos diz o Papa, pensando numa igreja inserida no meio do povo: “Uma Igreja que se sabe abrir para abraçar todos, onde todos podem ser renovados, transformados pelo seu amor: os mais fortes e os mais fracos, os pecadores, os indiferentes, os que se sentem desanimados e perdidos”. Papa Francisco.
Louvamos a Deus que as visitas pastorais a serem realizadas, sejam fecundas em toda a extensão da Diocese de Leopoldina, nas 64 Paróquias, nas inúmeras comunidades e em toda a sua organização pastoral.
Clique aqui e Confira a galeria de fotos da Visita Pastoral
Pe. Antônio Luiz da Silva – Administrador Paroquial
Leopoldina – MG, Junho de 2014